Morador de Porto Rico constrói veleiro e quer dar volta ao mundo: ‘vou morar nele’
O corretor de seguros Ângelo Guedes tem um sonho. Construir um veleiro, batizado de “Bravura”, e dar a volta ao mundo. O projeto teve início quando ele e a ex-esposa começaram a construir o barco Kiribati 36 (pés), com 11 metros de comprimento e 3,85 metros de largura, no quintal de casa, em Loanda. Atualmente, porém, o Bravura está em fase final de construção, às margens do Rio Paraná, em Porto Rico, cidade em que Ângelo mora há pouco mais de dois meses.
“Tive muitas mudanças na vida, mas sigo com o barco e vou morar nele. Meu projeto continua! Agora é a parte mais legal, porque vou montar o motor e começar a programar para colocar ele na água”, destaca o futuro navegador.
Trabalhando no sonho de dar a volta ao mundo na embarcação desde 2020, o loandense explica que, além do motor, precisa instalar o restante da mobília, equipamentos e finalizar a documentação do Bravura.
“O nome significa toda a resiliência e determinação desde o início do processo da construção, quando eu não sabia nada sobre veleiros e soldas. Pretendo já navegar ainda este ano”, espera.
A ideia de construir o veleiro surgiu quando Ângelo leu o livro do escritor Amyr Klink, um dos maiores navegadores do Brasil e a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984. Klink também construiu um barco e viajou para a Antártica sozinho.
A embarcação foi projetada para se adaptar à navegação em águas rasas e profundas. “O meu é o projeto de número 5 em construção. Já existem outros três do mesmo modelo navegando e dois deles já deram a volta ao mundo”, detalhou em entrevista ao Portal da Cidade em 2023.
Depois de pronto, o veleiro será uma casa flutuante com dois quartos, banheiro, sala e cozinha integradas, além de um pequeno escritório. Desde o início o corretor de seguros registra o processo de construção através de um canal no YouTube.
As informações são do Portal da Cidade de Loanda.