Moradora de Cianorte flagra onça-parda caminhando perto do Parque


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá
image
Foto: Reprodução

Uma onça-parda foi filmada pela coordenadora de compras e transporte Márcia Jambers enquanto caminhava, de madrugada, em uma estrada de Cianorte. A estrada, que inclusive leva o nome do avô de Márcia, pioneiro da cidade, fica perto do Parque Municipal Cinturão Verde.

O registro foi feito na madrugada deste sábado, 14, na Estrada Lucas Jambers, quando Márcia Jambers e o marido voltavam de uma confraternização, por volta das duas horas da manhã.

“Então, a gente estava voltando de uma confraternização e era duas horas da manhã, ali naquele espaço tem mata fechada, que é o cinturão verde. E quando eu avistei, eu percebi que não era um cão, era uma onça mesmo. […] E ela tinha os passos bem pesados, então por isso que eu percebi que não era o cachorro. Eu fiquei bem surpresa, a gente começou a filmar, e ela estava bem tranquila passeando, e foi muito legal, porque a gente só está acostumado a ver isso em TV, ou no zoológico, em jaulas, né? A gente nunca tinha visto tão de perto e solta”, conta Mácia.

Além do Parque Cinturão Verde, condomínios e plantações também estão na região em que o flagrante foi feito. A presença desta espécie no entorno de áreas de mata densa é comum, segundo o biólogo e chefe do Instituto Água e Terra em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques.

“As onças-pardas são animais comuns aqui da nossa região. São bichos que precisam de grandes áreas de mata para sobreviver. Mas elas usam o cinturão verde, assim como as matas adjacentes ao cinturão, como corredores para conseguir chegar a pontos que elas precisam se deslocar. É sim comum esse bicho aparecer na nossa região. No entanto não significa que eles estão morando dentro do Parque Cinturão Verde e sim de passagem”, afirma Marcelo.

Veja o vídeo:

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Video-2024-12-16-at-11.25.02.mp4
Sair da versão mobile