Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Moradora do Paraná comemora 119 anos e dá exemplo de superação


Por Portal da Cidade de Douradina Publicado 07/03/2019 às 19h10 Atualizado 20/02/2023 às 11h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ela mora em Douradina (a menos de 200 quilômetros de Maringá) e o que não lhe falta são histórias para contar. Essa Filomena Maria da Conceição, ou simplesmente “dona Filó”, que completou 119 anos nesta quarta-feira (6) e certamente está entre as mulheres mais idosas do mundo. As informações são do Portal da Cidade de Douradina.

Nascida em 1900, em União dos Palmares (AL), conforme consta em sua Certidão de Nascimento, Dona Filó tem 6 filhos, 33 netos, 40 bisnetos e 14 tataranetos. Ela chegou à Douradina em cima de um pau-de-arara com três dos seis filhos a tiracolo. Foram quase três mil quilômetros em uma viagem longa e difícil. Teve até tombamento que atrasou a chegada. Mas conseguiu. E o trabalho foi na terra.

Dona Filó, já não tem a disposição de anos passados, mas com sua fé continua firme e com a esperança de rever todos os filhos. Duas filhas ficaram desaparecidas por 59 anos. Elas foram criadas pelo pai, em Juazeiro do Norte, quando dona Filó se separou e veio buscar uma vida melhor no Paraná.

Tanta oração foi recompensada. Em 2015, Josenilda Martins da Silva, 63 anos, foi localizada no Rio de Janeiro. E no mesmo ano, houve o reencontro entre mãe e filha. Mas a busca continua. Ainda falta a filha Maria José Martins para deixar a felicidade completa.

Leia a reportagem completa e assista um vídeo com uma entrevista dela aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação