Moradores da região conseguem deixar Israel durante ataque do Hamas


Por Redação GMC Online
Foto:  Arquivo pessoal

Em meio ao conflito entre Hamas e Israel, um grupo de londrinenses conseguiu escapar de Tel Aviv durante os primeiros ataques do grupo palestino, no último sábado, 7.

Os londrinenses embarcaram no último avião que deixou Israel enquanto as sirenes ainda tocavam. De acordo com uma das passageiras, Silvely Gazola, de 60 anos, inicialmente as pessoas não tinham noção do que estava acontecendo e, somente no aeroporto, que as informações foram chegando.

“Saímos de lá no sábado quando iniciaram [os ataques], já tínhamos horário agendado para retornar. Porém, ficamos sabendo de tudo lá no aeroporto quando já estávamos na fila para despachar as malas. Ouvi uma pessoa falando nos megafones e sirenes tocando”, disse a aposentada.

Ela conta sobre os momentos de angústia e incertezas até conseguirem entrar na aeronave e deixar o país. Familiares e amigos também estavam angustiados aguardando notícias, já que havia dificuldades para acessar a internet.

O grupo com 22 moradores de Londrina, cinco de Bela Vista do Paraíso, um de Arapongas e mais três pessoas de outros estados, participavam de uma peregrinação por Israel.

De acordo com a londrinense, os passageiros só conseguiram sair graças ao guia, que insistiu aos seguranças para embarcar o grupo. Assim que o avião saiu, o aeroporto fechou. Uma aeronave possivelmente da Força Aérea Israelense ainda acompanhou o avião na saída de Tel Aviv.

O grupo só chegou em Londrina na noite de segunda-feira, 9. Todos estão bem.

Apesar da felicidade por estar em casa junto à família, a londrinense deseja que o conflito não continue. “Gratidão a Deus por este livramento e preocupação pelo povo que lá ficou. Não somente brasileiros mas de todos lugares do mundo, e pelo povo que lá reside. Temos que nos unir em oração e clamar pela paz no mundo e entre as pessoas”, contou Sively.

Operação de repatriação

O governo brasileiro anunciou que o primeiro voo de repatriação de nacionais brasileiros decolou de Tel Aviv, em Israel, às 14h12, segundo horário de Brasília, desta terça-feira, 10, com 211 passageiros a bordo.

A intenção é trazer ao Brasil mais de 900 brasileiros até sábado, 14.

As informações são do Tem Londrina.

Sair da versão mobile