Motoboy é arrastado por enxurrada e resgatado com cordas por moradores no Paraná
O motoboy Rafael Fernando, de 32 anos, viveu momentos apreensivos em decorrência das fortes chuvas que têm atingido Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, nos últimos dias. O autônomo precisou ser resgatado com ajuda de cordas após ser arrastado por uma forte enxurrada na noite desta quarta-feira, 29.
Era por volta das 21h quando Rafael estava indo para casa, em Colombo, e teve de passar por uma rua parcialmente alagada. Ao tentar atravessá-la, o celular que estava consigo caiu e ele teve de retornar para recuperá-lo. Um afluente do Rio Atuba, situado na divisa de Almirante Tamandaré com Colombo, alagou a via em que Rafael precisou passar.
“De repente, a moto caiu em um buraco. Tentei retornar, mas a correnteza levou eu e a moto. Eu entrei em desespero, me segurei às árvores e comecei a gritar por socorro até o pessoal aparecer com cordas. Foi um milagre. Não tem iluminação aqui. Isso tudo durou entre 10 e 20 minutos”, relembrou o motoboy.
Moradora da região, Ana Maria foi uma das pessoas que auxiliou no resgate de Rafael. Segundo ela, os gritos por socorro chamaram a atenção de alguns moradores do bairro. “Por ser uma região escura, os moradores se reuniram e vieram até o local. Quando chegamos, nos deparamos com o motociclista dentro do rio, com a água até o peito e gritando por socorro. Ele estava em estado de choque”, disse ela.
De acordo com Ana, após o resgate de Rafael, ela e outros moradores tiveram de resgatar outras duas mulheres que tentavam fazer a travessia: “Uma dessas mulheres estava grávida e pedimos que elas esperassem. Novamente, fizemos a travessia delas em segurança. O que pedimos é que seja construída uma ponte de concreto elevada e que drenem os rios”.
A motocicleta usada por Rafael ainda não foi localizada.
Chuvas em Almirante Tamandaré
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Almirante Tamandaré foi a cidade onde mais choveu em todo o país entre quarta, 22, e quinta, 23. Em 24h, o município registrou o acumulado de 159,4 mm de chuva.
O órgão informou que, entre 21h e 23h desta quarta, 29, Almirante Tamandaré teve 58 mm de chuva.