Mudança no tempo: Semana tem frente fria e previsão de chuva com tempestade no Paraná


Por Redação GMC Online

A semana será marcada por mudanças climáticas significativas no Paraná, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A chegada de uma frente fria promete alterar o padrão de clima, com previsão de chuva e tempestades em várias regiões do estado.

Foto: Arquivo/Gilson abreu/AEN

Neste domingo, 29, o tempo será mais fechado nas regiões dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral, onde são esperadas chuvas ocasionais. A faixa litorânea deverá registrar maior frequência de precipitações, enquanto o Norte Pioneiro terá condições para chuvas isoladas, especialmente à tarde.

A segunda-feira, 30, será um dia característico do verão, com o sol predominando durante a manhã e elevando as temperaturas. No entanto, à tarde, áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva localizadas, que podem ser fortes em algumas localidades.

Chuva com trovoadas para terça e quarta-feira no Paraná

Previsão do tempo na terça-feira, último dia de 2024. Foto: Simepar

Na terça, 31, e quarta-feira, 1, o aquecimento diurno e a alta umidade no ar favorecerão pancadas rápidas e localizadas de chuva, acompanhadas de trovoadas isoladas. Apesar de intensas em alguns pontos, a tendência é de redução das instabilidades à noite. Na terça, a probabilidade de chuva próximo à virada do ano é baixa em todas as regiões do estado.

Frente fria chega na quinta-feira ao estado

Na quinta-feira, 2, o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil trará aumento no risco de tempestades em todas as regiões paranaenses. As condições climáticas serão monitoradas de perto devido ao potencial de eventos climáticos mais severos.

Previsão do tempo na sexta-feira, com chuva em todo o Paraná. Foto: Simepar

Na sexta, 3, e sábado, 4, a previsão aponta maior probabilidade de chuvas para os setores leste e norte do Paraná. No entanto, as instabilidades atuarão de maneira irregular. A partir de domingo, 5, o abafamento trará risco de chuvas generalizadas em todo o estado.

Sair da versão mobile