Municípios da Amusep integram a Região Turística Encantos dos Ipês

Municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense integram a Região Turística Encantos dos Ipês. É a nova formação das Instâncias de Governança Regional do Paraná, que irá agilizar o fomento ao turismo regional.
O turismo no Paraná é dividido em IGRs, Instância de Governança Regional. A região Corredores das Águas contemplava 83 municípios e foi desmembrada. O novo mapeamento foi criado para concentrar e agilizar o trabalho mais focado, com um número menor de cidades.
Com isso, os municípios que compõem a Amusep, mais Jardim Olinda, fazem parte agora da IGR Encantos dos Ipês.
A reunião de formação da primeira diretoria da IGR foi realizada nesta quinta-feira, 24.
A presidente do Convention Bureau de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo, explica que será um fortalecimento do turismo regional, inclusive para a captação de recursos.
“Passa a se ter um olhar do turismo regional. A gente está aqui envolvendo os municípios da Amusep e outros que vão se inserir, também, à essa instância de governança, e é importante para o desenvolvimento econômico, porque a gente está falando de uma região com cerca de 1 milhão de pessoas. Vamos trabalhar o turismo tanto rural, quanto urbano, e as potencialidades que existem na região. A gente vai poder ter não só participação, consumo e experiência pelo nosso cliente regional, mas também atrair pessoas do Paraná todo e de outros estados”, diz a presidente do Convention Bureau de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo.
O foco principal é trabalhar os potenciais turísticos de cada município e integrar as rotas, diz o presidente de Amusep, Fernando Brambila, prefeito de Santa Fé.
“A gente quer buscar gerar renda e emprego relacionados ao turismo, que é uma área muito forte e que a gente pode estar explorando, e buscar trazer desenvolvimento à região de Maringá. Quando a gente fala Amusep, Maringá é a cidade sede, é aqui que está a nossa associação, mas isso alavanca toda a nossa região, quando um cresce, quem está ao lado também é beneficiado e a gente pode proporcionar isso a todos os municípios da nossa região. Acho que toda cidade tem o seu potencial a ser explorado e esse é objetivo: buscar a vocação de cada município, fortalecer cada um”, explicou o presidente de Amusep, Fernando Brambila.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Dirceu Gambini, essa nova IGR vai agilizar os processos e fomentar fortemente a economia da região.
“Acho que a criação dessa IGR é como se fosse um núcleo e a gente vai ter os municípios como células. Isso vai fortalecer, fomentar muito a economia da região e acho que vai trazer agilidade também nos processos de toda a área turística. A gente está montando uma equipe de técnicos para fazer que isso funcione 100% para toda a região”, afirmou Gambini.
Com a nova divisão de IGRs, o Paraná tem 19 regiões turísticas.