Marialva é a maior produtora de uva do Paraná. No município, são 472 hectares de parreira, com 550 famílias trabalhando com a fruta. Com o início da Festa da Uva, nesta quarta-feira, 7, além de atrações artísticas, os visitantes vão poder conhecer um pouco da produção, que estará exposta em estandes e à venda. O Secretário de Agricultura e Pecuária de Marialva, Nathan Bortolon, diz que 60% do que é produzido nos campos do município vem da agroindústria familiar, com foco para a participação feminina.
Para manter as famílias no campo, uma das medidas adotadas é incentivar a diversificação de cultivos e também o turismo rural. Fabiana Castelari Leme é parte da segunda geração de produtores de uva na família. Começou com o pai dela, que ainda trabalha no campo, depois ela assumiu as negociações e hoje o filho também ajuda, mas com uma nova vertente adotada: a experiência de permitir ao consumidor colher as próprias uvas na parreira.
Ela foi pioneira no “colha e pague” no município e viu os ganhos crescerem 60%. Na propriedade, adotou um sistema que garante a experiência praticamente o ano inteiro.
Nelson Inumaru trabalha com uva há 25 anos e viu muitos desistirem por conta da baixa lucratividade que tinham vendendo para intermediários. Ele também adotou a venda direta ao consumidor final e o sistema “colha e pague” e, junto da filha, que decidiu voltar para o campo para ajudar o pai nas mudanças, ainda está descobrindo novas formas de lucrar com o turismo rural, como oferecendo o espaço para piqueniques sob o parreiral. E a procura está surpreendendo.
A produção de vinho também tem se destacado em Marialva, com novas variedades e produtores investindo nessa bebida para aproveitar tudo o que o campo produz. Valdir Monarin é um deles.
A Festa da Uva começa nesta quarta-feira, 7 de junho, e vai até domingo, dia 11, com várias atrações além daquelas produzidas no campo. O secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Marialva, Maikom Parpinelli, deixa o convite.