Novas empresas do pedágio no Paraná assumem nesta terça; veja valores


Por Redação GMC Online

As duas novas concessionárias de pedágio do Paraná vão assumir os Lotes 1 e 2 das rodovias do Estado nesta terça-feira, 30. As empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro assinarão o contrato de concessão para que possam ter oficialmente o controle das rodovias.

Novas empresas do pedágio no Paraná assumem nesta terça. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN.

As empresas venceram no ano passado, os leilões com modelo inédito no país, que une as vias estaduais e federais sob a mesma concessão. O serviço vai durar 30 anos.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme previsto no edital de concessão, a previsão é que sejam iniciadas as operações e prestação dos serviços nos trechos 30 dias após a assinatura do contrato.

Lote 1 – Confira os novos valores estimados

Lote 2- Confira os novos valores estimados

Lotes 3 e 6 

Durante uma coletiva de imprensa realizada dia 10 de janeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que os lotes 3 e 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná devem ser leiloados ao longo de 2024. O lote 3 inclui trechos das BRs-369, 373, 376 e das PRs-170, 232, 445 e 090, enquanto o lote 6 engloba as BRs-163 e 277 e as PRs-158, 180, 182, 280 e 483. 

Lotes 4 e 5

O cronograma de concessão para os lotes 4 e 5 dos novos pedágios do Paraná são os que incluem rodovias da região noroeste e os que mais atingem a região de Maringá. Ao GMC Online, em dezembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou os lotes 4 e 5 estão em fase de elaboração, com previsão de lançamento de edital e de leilão em 2025.

“Vale reforçar que o cronograma leva em consideração todos os trâmites do projeto, desde os estudos para a modelagem, a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) até a publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que define a data do leilão. Por esse motivo, são previsões, e podem ser alteradas de acordo com a complexidade e as especificidades de cada projeto”.

Sair da versão mobile