Um novo alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em vigor desde âs 9h30 desta quinta-feira, 10, aponta risco de tempestade em todo o território paranaense. Veja abaixo até quando chove no Paraná.
O aviso é válido até às 10h desta sexta-feira, 11, e indica a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que variam de 60 a 100 km/h. Além disso, o Inmet alerta para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A chuva que avançou pelo Paraná nesta quarta-feira, 9, provocou a formação de granizo em algumas regiões. Assim, até as 18h de ontem, a Defesa Civil Estadual contabilizava 846 residências danificadas por causa da chuva em quatro municípios: 700 em Dois Vizinhos (Sudoeste), 100 em Foz do Iguaçu (Oeste), 40 em Guarapuava (Centro-Sul) e seis em Rio Bonito do Iguaçu (Centro-Sul). Em Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) distribuiu lonas para 500 famílias. Vídeo mostra a tempestade que atingiu Guarapuava:
Mais chuva? Veja até quando chove no Paraná
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quinta-feira, 10, os níveis de instabilidade permanecem elevados em todo o Estado, devido à presença de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina. Essa condição atmosférica favorece, então, o desenvolvimento de áreas e linhas de instabilidade, resultando em pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas ao longo do dia. As regiões noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul são as que deverão registrar os maiores acumulados de chuva, com risco de tempestades.
Na sexta-feira, 11, de acordo com o Simepar, o cenário de instabilidade persiste, com a chegada de um sistema frontal que trará chuvas intensas, descargas atmosféricas e fortes rajadas de vento em diversas regiões do Paraná. As áreas mais afetadas no interior do estado já sentirão os efeitos dessas instabilidades desde a madrugada, enquanto na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral, o risco de temporais aumenta a partir da tarde. No entanto, à noite, a situação tende a se estabilizar na maior parte do interior.
Já no sábado, 12, espera-se uma variação de nuvens em alguns pontos, mas sem previsões de chuvas significativas. O domingo, 13, marca o retorno da estabilidade climática na maioria das regiões do Paraná, embora o leste, incluindo a RMC e o litoral, ainda possa ter maior concentração de nuvens e registrar chuvas fracas ou garoas, uma condição que pode se estender para a segunda-feira.