12 de abril de 2025

Onça-parda é flagrada por câmera de monitoramento em propriedade rural no Paraná; vídeo


Por Redação GMC Online Publicado 06/04/2025 às 09h18
Ouvir: 02:26

Uma câmera de monitoramento flagrou uma onça-parda caminhando calmamente em uma propriedade rural em Rancho Alegre D’Oeste, município localizado a 88 quilômetros de Umuarama, no Paraná. O incidente ocorreu na madrugada de quarta-feira, 2, e foi registrado por uma câmera escondida perto de um manancial e de uma lavoura de milho.

O felino foi visto na estrada Amaro Pedro, em uma propriedade rural da região. A onça-parda caminhava tranquilamente pelo local, como mostram as imagens divulgadas por Ed Cláudio Cruz, morador da propriedade. Ele destacou que não há registros de ataques por parte das onças-pardas na região, mas, por precaução, anunciou o encerramento das pescarias na área. “Não temos registro na região de ataque de onças-pardas em pessoas, mas pelo sim, pelo não, as pescarias estão encerradas por um tempo”, afirmou Cruz.

Camera-flagra-onca-parda-andando-em-propriedade-rural-da-regiao
Foto: Reprodução | OBemdito

Segundo o site Goionews, as lavouras de milho de Rancho Alegre estão se tornando corredores naturais para esses felinos, que são frequentemente avistados em propriedades localizadas entre os rios Barreiro e Caracol. Relatos também indicam que as onças-pardas têm sido vistas na rodovia PR-472, que liga as cidades de Goioerê e Rancho Alegre D’Oeste.

A região de Rancho Alegre D’Oeste é rica em recursos naturais, como água e áreas de caça, o que atrai diversos animais, incluindo as onças-pardas. A grande extensão das lavouras de milho também tem servido como uma espécie de camuflagem para os felinos, permitindo-lhes transitar sem serem facilmente avistados.

Apesar de serem animais noturnos, já houve registros de onças-pardas circulando durante o dia, o que preocupa os moradores. Não há informações sobre a presença de filhotes, mas, caso estejam na região, os felinos podem se tornar mais agressivos, caso percebam qualquer ameaça. A recomendação das autoridades é que a população permaneça alerta e evite qualquer interação com os animais.

Com informações de Obemdito.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação