Onça-parda procurada em cidade paranaense atacou porcos em sítio
As buscas pela onça-parda que tem circulado em Cascavel, no Oeste do Paraná, seguem intensas nesta terça-feira, 19. Equipes do Instituto Água e Terra (IAT), do Zoológico de Cascavel e o helicóptero Falcão do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) atuam na tentativa de localizar o felino, que já deixou rastros de ataques em propriedades rurais da região.

O caseiro de um sítio localizado próximo à PRc-467, Odair José dos Santos, relatou que cerca de 30 dias atrás cinco leitões foram mortos por uma onça. Os ataques ocorreram em dias seguidos, sempre um animal por noite. Em alguns casos, os porcos não foram totalmente devorados, e no local ficaram as pegadas do predador. Segundo Odair, o cunhado chegou a avistar o felino duas vezes e acredita que possa se tratar de um filhote, já que aparentava ser menor.
Pegadas da onça-parda:
Operação de busca
Nesta terça, o trabalho de monitoramento inclui a instalação de armadilhas fotográficas para verificar se a onça permanece na área ou apenas passou pela região. Além disso, as equipes farão avaliação do terreno em busca de vestígios, além de orientar moradores e distribuir cartilhas de segurança.
As buscas começaram ainda na segunda-feira, 18, quando o animal foi flagrado em diferentes pontos da cidade. Em um dos vídeos, a onça-parda aparece descansando no refeitório da APAE, mas foge ao ser surpreendida por um funcionário. Outro registro mostra o felino em área aberta tentando retornar para a mata.
Durante a varredura realizada ontem, as equipes contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros em terra e do helicóptero do BPMOA equipado com câmera de infravermelho. Foram avistados animais silvestres como capivaras, quatis e gambás, mas a onça não foi encontrada.

Orientações de segurança
O IAT reforça que, caso o animal seja avistado, a população deve ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e não tentar se aproximar. A orientação é buscar abrigo em local seguro até a chegada das autoridades.
Para os moradores da zona rural, a cartilha divulgada pelo órgão orienta medidas de prevenção, como manter luzes externas acesas durante a noite, prender criações em currais, instalar cercas elétricas e evitar que crianças e pessoas circulem sozinhas pela área.
Apesar do esforço conjunto, até o momento a onça-parda segue sem ser localizada.
A equipe de reportagem do Catve.com conversou sobre a onça-parda vista em Cascavel com o caseiro de um sítio, o Odair José dos Santos. A propriedade rural fica nas proximidades da PRc 467.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
As informações são da Catve.


