Operação conjunta salva onça-parda na região


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá
onca_6_iat_umuarama
Foto: IAT

Uma operação de resgate mobilizou a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental , em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra) e a Universidade Paranaense (UNIPAR) de Umuarama, para salvar uma jovem onça-parda encontrada ferida em uma propriedade rural de Umuarama nesta segunda-feira, 2.

Após contato do diretor do IAT, a equipe policial foi informada sobre o felino, que apresentava a cauda dilacerada. No local, foi confirmado o estado debilitado do animal, que necessitava de cuidados veterinários imediatos. O animal, uma fêmea, estava bastante acuado e com ferimentos graves na cauda. Para o resgate, contou-se com o apoio de um médico veterinário da universidade, que realizou uma análise detalhada e preparou uma sedação adequada ao porte do animal.

Após ser tranquilizado, o animal foi capturado em segurança e transportado ao Hospital Veterinário da UNIPAR, onde receberá tratamento especializado. Ali, a cauda foi amputada para garantir a saúde do animal. Depois, ele passará por um período de recuperação até que possa retornar à natureza.

A onça parda possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.

Veja o vídeo:

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Video-2024-12-03-at-08.59.41.mp4
Vídeo: IAT
Sair da versão mobile