Paiçandu: Vagões de trem abandonados estão sendo recolhidos

O cemitério de trens, formado por dezenas de vagões abandonados em uma linha férrea que passa pelo município de Paiçandu, está sendo removido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela empresa de logística Rumo.
Os vagões – muitos, inclusive, completamente deteriorados pelo tempo – começaram a ser recolhidos ainda no fim de agosto.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Paiçandu, Ismael Batista, informou que desde o início deste ano o poder executivo estava trabalhando para a remoção dos vagões.
“[…] no início do ano estávamos trabalhando junto a Rumo e ao DNIT para fazer a retirada desses vagões, que estavam, ao longo dos anos, causando transtornos à nossa cidade e à nossa população. […] há mais de duas semanas as equipes estão empenhadas e aos poucos os vagões estão sendo retirados.”

Há anos, moradores do entorno onde os vagões estão abandonados, reclamam das condições do local. Mato alto, ponto de uso de drogas, festa clandestinas e demais ações ilícitas são constantemente registradas.
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Em 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelas linhas férreas de todo o país, informou, por meio de uma nota, que estava ciente da situação de abandono dos vagões em Paiçandu desde o ano de 2016. Ainda, foi informado que os vagões são de propriedade do DNIT, e que por meio de concessões, foram entregues à empresa de logística.
Leia um trecho da nota enviada no ano passado pela ANTT.
“É preciso observar que a Concessionária usa do seu direito de dispor de parte da faixa de domínio para guardar tais bens enquanto aguarda o andamento do processo de desfazimento, porém, não está isenta da obrigação de zelar e cuidar para que tal direito não se torne um problema sanitário para a comunidade lindeira, pois a responsabilidade permanece com a concessionária até que a situação seja resolvida. A ANTT envida esforços para que a situação seja resolvida o mais rapidamente possível, entretanto o desfazimento depende da ação conjunta do DNIT com a Concessionária, como informado acima.”
A Rumo, empresa de logística responsável atualmente pelos vagões, informou que até esta sexta-feira, 7, 47 vagões foram recolhidos.
“A concessionária informa que os vagões estão sendo retirados após a finalização do processo referente à extinção do Contrato de Arrendamento da Rumo Malha Sul. No total, foram liberados 47 vagões para corte que serão reutilizados para a produção de novos materiais de aço (utilizados na construção civil e automotiva). O processo está sendo feito em parceria com ArcelorMittal. Todas as etapas estão sendo executadas por uma equipe especializada, seguindo todos os protocolos de segurança da empresa. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o fim do ano.”
O GMC Online entrou em contato com o DNIT e aguarda retorno da instituição.