Paraná entra em alerta de chuvas intensas com ventos que podem chegar a 100 km/h; veja detalhes


Por Redação GMC Online

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Paraná, com previsão de ventos fortes que podem atingir até 100 km/h. O aviso, de grau de severidade “Perigo”, tem início às 13h desta quinta-feira, 7, e se estende até as 10h da sexta-feira, 8. Durante este período, o estado deve enfrentar condições climáticas adversas, com possibilidade de chuvas de 30 a 60 mm por hora ou acumulados de 50 a 100 mm ao longo do dia.

Paraná em alerta laranja de chuvas intensas. Foto: Inmet

Frente fria e possibilidade de tempestade severa: Como fica o tempo no Paraná

Foto: Ilustrativa/Reprodução

Nesta quinta-feira, 7, a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul traz instabilidade ao Paraná, aumentando o potencial para chuvas bem distribuídas e tempestades intensas no estado, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A cobertura de nuvens deve ser predominante em grande parte das regiões paranaenses, embora haja possibilidade de períodos com sol entre nuvens na parte da tarde, especialmente nas áreas oeste e noroeste. Veja como fica o tempo em Maringá.

Previsão do tempo para esta quinta-feira, 7, no Paraná. Foto: Simepar

Na sexta-feira, 8. conforme o Simepar, com o deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste, o sistema de baixa pressão permanece próximo à costa paranaense, mantendo as condições para tempestades severas, especialmente nos Campos Gerais, na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral. Nas áreas do Norte Pioneiro, noroeste e centro-sul, o risco de temporais é elevado, com possibilidade de ventos intensos e condições climáticas adversas.

Previsão do tempo para esta sexta-feira, 8, no Paraná. Foto: Simepar

Riscos Potenciais

As chuvas e ventos intensos representam diversos riscos para a população. Segundo o Inmet, as chuvas intensas podem causar:

Orientações de Segurança

Para reduzir os riscos, o Inmet recomenda algumas medidas de segurança. Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser derrubadas pela força do vento.

Além disso, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em casa, para evitar danos e riscos elétricos durante a tempestade. Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193 para obter assistência e informações adicionais.

Sair da versão mobile