Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de janeiro de 2026

Paraná ganha nova ponte em concreto; veja os detalhes


Por AEN Publicado 16/01/2026 às 10h44
Ouvir: 00:00
ponte_rio_sao_joao_em_prudentopolis_003
Foto: DER

O município de Prudentópolis abriu 2026 com a inauguração de uma nova ponte sobre o Rio São João, no Centro-Sul, graças a um convênio com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL). A nova estrutura em concreto atende comunidades na zona rural e substitui uma antiga ponte de madeira danificada em período de enchentes.

Coube ao município construir a base e os pilares da estrutura, com a SEIL fornecendo 22 vigas de concreto de 12,5 metros de comprimento, 260 lajotas e 52 guarda-rodas para lançamento na estrutura, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) fiscalizando a execução dos serviços.

“O governo Ratinho Junior é um governo de pontes. Assim como em Guaratuba, estamos construindo pontes em todo o Paraná. Aqui em Prudentópolis temos essa nova ponte atendendo a comunidade de São João do Rio Claro, a comunidade de Outubro e tantas outras, beneficiando centenas de famílias que não vão mais se preocupar com as chuvas ao cruzar o rio” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que participou da cerimônia de inauguração da ponte neste mês.

A nova estrutura tem 25,45 metros de comprimento, 6,87 metros de largura, e fica a 7 metros de altura em relação ao leito do rio. Ela permite aos moradores acessarem a sede do município e escoarem sua produção agropecuária com segurança e facilidade, deixando de usar o desvio de 15 km necessário desde a interdição da ponte antiga.

Participaram da cerimônia autoridades do Executivo e Legislativo municipal, lideranças locais e moradores das comunidades.

PONTES – O município de Prudentópolis ganhará em breve mais três pontes na zona rural, também por meio de convênios com a SEIL, formalizados em 2025. Neste caso a parceria é de repasse de valores, e não de peças pré-moldadas.

As pontes vão ficar sobre o Rio Papanduva, o Rio Barra Grande e o Rio Macacos, um investimento total de R$ 1.933.670,59, sendo R$ 1.876.778,21 de recursos da SEIL. Cabe ao município licitar e administrar as três obras e ao DER/PR fiscalizar o andamento.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação