Paraná prevê quase 6 mil novos profissionais da segurança em 2026

O Governo do Estado autorizou a convocação de 5.690 novos profissionais em 2026. Saiba mais!


Por João Victor Guirado

Quem está na lista de espera dos concursos da segurança pública do Paraná ganhou um novo motivo para comemorar. O Governo do Estado autorizou a convocação de 5.690 novos profissionais em 2026, número muito superior ao inicialmente previsto nos editais. A decisão abre uma janela concreta de oportunidade para candidatos excedentes e também sinaliza novos concursos no horizonte.

Polícia Militar e Bombeiros dobram número de vagas

Na Polícia Militar do Paraná, o concurso previa inicialmente 2.000 vagas para soldados. Com a ampliação, a previsão é de 4.090 convocações em 2026, sendo:

O número de praças representa um aumento de 100% em relação ao edital original, beneficiando diretamente quem ficou além das vagas imediatas.

Segundo nota do governo do Paraná, o mesmo movimento ocorreu no Corpo de Bombeiros Militar. O concurso que previa 600 vagas passará a permitir 1.230 convocações, sendo:

Também aqui, o número de soldados dobra em relação ao previsto inicialmente.

Polícia Civil e Científica têm crescimento histórico

Na Polícia Civil do Paraná, a ampliação chama ainda mais atenção. O edital previa 400 vagas, mas o total de contratações autorizadas chega a 1.726 policiais civis até 2026, um crescimento de 331%.

Somente em 2026, estão previstas:

Ao todo, serão 102 novas convocações no próximo ano.

Já a Polícia Científica do Paraná registra a maior expansão proporcional. De apenas 46 vagas previstas inicialmente, o número de autorizações sobe para 512 profissionais até 2026, um aumento de 1.013%. Para 2026, estão previstas:

Polícia Penal também amplia convocações

Na Polícia Penal do Paraná, o concurso previa apenas 7 vagas, mas o total autorizado alcança 507 policiais penais até 2026. Para o próximo ano, estão previstas 98 novas convocações, ampliando significativamente o efetivo do sistema penitenciário estadual.

Oportunidade para excedentes e novos concursos

Com a autorização para convocar além do número previsto nos editais, os concursos em andamento passam a ter alto potencial de aproveitamento de candidatos excedentes. Todos os convocados passarão pelos cursos de formação antes de assumirem os cargos.

Além disso, o Governo do Paraná já sinalizou a abertura de novos concursos para as forças de segurança ainda em 2026, ampliando a reposição e a expansão do efetivo.

Segurança como prioridade

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a ampliação das convocações reflete uma diretriz contínua de fortalecimento das forças estaduais. “A autorização para contratar além do previsto demonstra a decisão do governador de priorizar a segurança pública. Os números mostram um reforço concreto do efetivo até 2026”, afirmou.

Desde 2019, o Paraná registra crescimento contínuo no número de profissionais da segurança. Com mais investimentos e reestruturação das forças, o Estado já reduziu os homicídios em 40% desde 2018, consolidando um dos maiores reforços estruturais da área nos últimos anos.

Sair da versão mobile