Paraná se prepara para frio extremo de -3°C e geadas; saiba quando e onde
Com a chegada oficial do inverno às 23h42 desta sexta-feira, 20, o Paraná já se prepara para enfrentar a primeira grande onda de frio extremo da estação, que promete derrubar as temperaturas para níveis negativos e provocar geadas em várias regiões do Estado. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o frio mais intenso está previsto para o início da próxima semana, com mínimas que podem atingir -3°C em municípios da faixa sul.

Nesta sexta-feira, 20, o tempo ainda permanece instável em diversas regiões. O dia começa com muita nebulosidade e pancadas de chuva recorrentes nas regiões Centro-Sul, Sudoeste, Oeste e parte do Noroeste. Já no Norte Central, Norte Pioneiro, Campos Gerais e Leste, o sol aparece entre nuvens, e as temperaturas superam os 20 °C. Há previsão de rajadas moderadas de vento entre os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.
Mudança brusca a partir de sábado com chegada da chuva
A virada no tempo começa já no sábado, 21, com a chegada de uma massa de ar mais seco e frio, que vai provocar uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente ao amanhecer, segundo o Simepar. A formação de nevoeiros é esperada na metade sul do Estado, onde o sol deve predominar ao longo do dia. Porém, durante a tarde, a instabilidade atmosférica aumenta, trazendo a possibilidade de novas chuvas, que podem atingir o Leste do Paraná até o final do dia.
No domingo, 22, a instabilidade se intensifica novamente, com previsão de chuvas fortes e tempestades localizadas principalmente no Oeste. Enquanto isso, as regiões Norte e Noroeste terão temperaturas mais elevadas.

Segunda-feira marca chegada do frio extremo
A partir de segunda-feira, 23, o avanço de uma frente fria de origem continental e a entrada da primeira massa de ar polar rigorosa do inverno trarão temporais e uma queda expressiva nas temperaturas em grande parte do estado. À noite, cidades próximas à divisa com Santa Catarina poderão registrar temperaturas negativas.

A terça-feira, 24, será marcada por tempo seco, céu claro e frio intenso. As mínimas devem ficar abaixo de 5 °C na metade norte do estado, e perto ou abaixo de 0 °C na metade sul. A previsão é de geadas generalizadas, com forte intensidade nas regiões mais ao sul. Em Palmas e General Carneiro, por exemplo, as mínimas esperadas são de -3ºC e -2°C, respectivamente.


Geadas seguem na quarta e chuva retorna na quinta
Na quarta-feira, 25, o frio permanece, especialmente nas primeiras horas do dia. As temperaturas devem se manter próximas ou abaixo dos 5 °C em quase todo o Paraná, com nova possibilidade de geada.
A partir de quinta-feira, 26, as temperaturas entram em elevação e a instabilidade retorna, com previsão de chuvas em todas as regiões e risco de temporais localizados.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
E o tempo em Maringá
Em Maringá, o tempo também deve ter uma mudança brusca na temperatura. Segundo o Simepar, domingo, 22, chove na cidade e a partir de segunda-feira os termômetros despencam. Na segunda-feira, 23 deve chover e fazer mínima de 10ºC. Já na terça-feira, a máxima prevista é de 13ºC e a mínima de apenas 3ºC.
