Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de junho de 2024

Músico e contador de boas histórias: Conheça ‘seu’ Sebastião, paranaense de 122 anos


Por Redação GMC Online Publicado 07/06/2024 às 09h39
Ouvir: 00:00

15 de março de 1902 é a data de nascimento do paranaense Sebastião Batista dos Santos, que neste ano completou 122 anos. O paranaense comemorou a data em Coronel Vivida, no sudoeste do estado, onde mora com a família. “Estou muito contente, graças a Deus. Muito contente. A gente passa o que tem que passar, mas quem manda é o nosso Pai do Céu”, afirmou no dia do aniversário de 122 anos.

Sebastião Batista dos Santos é paranaense e neste ano completou 122 anos
Sebastião Batista dos Santos é paranaense e neste ano completou 122 anos. Foto: Reprodução.
Nascido em 15 de março de 1902, documento comprova que paranaense tem 122 ano
Nascido em 15 de março de 1902, documento comprova que paranaense tem 122 anos. Foto: Reprodução

Ao GMC Online, a neta de Sebastião, Veridiane dos Santos, de 30 anos, contou um pouco da história do avô, por quem foi criada como filha e chama de pai. Sebastião nasceu em Mangueirinha, no centro-sul paranaense, mas desde muito novo mora em Coronel Vivida.

Víuvo e pai de 9 filhos, dois já falecidos, Sebastião sempre ganhou seu sustento na roça, trabalhando para os outros. Atualmente a rotina do centenário é acordar cedo e tomar café da manhã. “Durante o dia sua rotina é normal igual as outras. Ele gosta de comida forte, batata, mandioca, canjica, polenta e por aí vaí”. Ele gosta muito de tomar seu chimarrão”, conta a neta.

Outro costume de Sebastião é contar as histórias que viveu ao longo dos 122 anos. “Ele é um homem maravilhoso, gosta de contar suas histórias e tenho certeza que são verdadeiras”. Outro dom de Sebastião é a música – ele toca acordeon.

Sobre o segredo para viver tanto, a neta de Sebastião contou ao GMC Online que sempre que a família faz a pergunta a ele, a resposta é: Minha filha, o segredo é ter fé em Deus e ele sabe de tudo”.

Veja o relato do morador paranaense no dia em que completou 122 anos de vida

Vídeo: Catve

Com informações da Catve.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação