Paranaenses pretendem gastar até R$ 100 com compras de Páscoa e 90% deles vão comemorar em casa
A Associação Comercial do Paraná (ACP) divulgou uma pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de março com 500 consumidores em diversas regiões do Estado para entender o comportamento de compra dos paranaenses durante a Páscoa. Os dados revelam as intenções de gasto, os produtos mais procurados, os locais preferidos para as compras e com quem os consumidores pretendem comemorar a data.
Gasto moderado: maioria pretende investir até R$ 100
O estudo aponta que a maior parte dos consumidores pretende gastar entre R$ 50 e R$ 100 em compras para a Páscoa, representando 32,74% dos entrevistados. Outros 26,63% afirmaram que devem gastar até R$ 50, enquanto 23,67% planejam investir entre R$ 100 e R$ 200.

Investimentos mais altos foram registrados em menores proporções: 8,88% gastarão entre R$ 200 e R$ 300, e apenas 8,09% pretendem gastar acima de R$ 300.
Ovo de chocolate ainda reina absoluto
Apesar da crescente oferta de outros produtos, o ovo de Páscoa continua sendo o presente preferido para a data, escolhido por 50,59% dos consumidores. Em seguida aparecem:
- Caixa de bombons – 42,49%
- Barra de chocolate – 32,21%
- Cesta de Páscoa – 17,59%
Supermercados lideram preferência de compra
Quanto aos locais de compra, os supermercados foram os mais citados, com 67% da preferência. O comércio de rua vem em segundo lugar com 15,31%, seguido por shoppings (9,15%) e compras online (8,55%).
Páscoa será celebrada em casa por 90% dos entrevistados
A comemoração em casa é a opção predominante para os consumidores paranaenses. De acordo com a pesquisa, 90,16% planejam celebrar a data em casa. Apenas 5,71% pretendem viajar, 1,57% vão comemorar em restaurantes, e 2,56% optaram por outros locais.
Filhos lideram lista dos presenteados
Entre os destinatários mais citados para os presentes de Páscoa, os filhos aparecem na liderança com 63,33%. Em seguida vêm:
- Cônjuges – 46,08%
- Pais ou mães – 37,84%
- Sobrinhos – 32,35%
- Irmãos – 15,29%
- Amigos – 9,41%
- Avós – 5,29%
Comércio deve se preparar com estratégias certeiras, diz ACP
Para o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, os dados reforçam a importância da Páscoa para o varejo. “A tradição de presentear na Páscoa segue forte. Com esses insights, o setor varejista pode se preparar melhor para atender às demandas do público, garantindo um estoque adequado dos produtos mais procurados e investindo em estratégias promocionais para atrair o público certo”, afirma.