Paranaenses viajam 18 mil km em aventura com motorhome rumo ao Alaska


Por Redação GMC Online

Há um ano, a história do casal paranaense Helen Crystina Pasa e Paulo Henrique Tembil, o PH, ganhou repercussão. Destemidos, eles deixaram Guarapuava, no centro-sul do Estado, para pegar estrada a bordo de um motorhome rumo ao Alaska, nos Estados Unidos.

Paranaenses viajam 18 mil km em aventura com motorhome rumo ao Alaska. Foto: Reprodução/Instagram

De lá pra cá, os dois precisaram se adaptar a uma rotina que, na prática, não existe. E as mudanças do novo estilo de vida foram sentidas pelo casal.

“O ato de viver em constante movimento é uma experiência muito diferente de tudo, porque todo dia estamos vivendo momentos diferentes em lugares diferentes e, consequentemente, surgem imprevistos ou até mesmo ocasiões que podem alterar do nada o que tínhamos planejado para aquele determinado dia”, diz Helen.

Na estrada, apesar de serem adaptáveis, os hábitos estão presentes na vida dos paranaenses. Eles trabalham com as edições de vídeos e planejamento de conteúdos. Nesses dias, eles ficam na casa de quatro rodas. Ou seja, o casal segue um ritual, com horário definido para levantar, tomar café, trabalhar, almoçar e levar a cachorrinha Suri para passear.

Em outros períodos, Helen e PH saem explorar a natureza em destinos distintos para produzir conteúdo para Internet, seja no Youtube ou no Instagram. O casal também precisa, de tempo em tempo, pegar a estrada e deixar a rotina de lado. 

Livremente Nós

O dia a doa do casal pode ser acompanhado nas redes sociais. Desde o momento em que partiram do Paraná, o casal já percorreu cerca de 18 mil quilômetros, desbravando mais de 200 cidades no Brasil e Argentina. Até aqui, o casal já visitou lugares paradisíacos.

Com dificuldades para eleger o local predileto, eles selecionaram duas cidades favoritas por conta de experiências especiais: Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e o Ushuaia, na Argentina. Agora, Helen e PH apertam os cintos para, nos próximos dias, conhecer o Chile e o Peru.

Foto: Reprodução/Instagram

Para o casal, no Brasil, mesmo com as diferenças regionais, independentemente do lugar, eles ainda se sentiam-se em casa. Na Argentina, em contrapartida, o cenário mudou completamente, com o choque cultural dos costumes da população e a culinária local.

“Tivemos que nos adaptar com a famosa siesta, que seria o momento de descanso dos argentinos, em que quase todos os lugares, principalmente em cidades menores, tem um horário comercial diferenciado, normalmente das 8h30 às 12hrs e das 16h30 às 21hrs”, conta Helen.

Novos amigos e familiares

Durante o trajeto, Helen e PH já marcaram a vida de outras pessoas, que cruzaram os caminhos do casal. “A vida na estrada é muito mágica, por isso, você acaba conhecendo pessoas e fazendo amizades que levará para vida toda”, conta Helen.

Mesmo a milhares de quilômetros de distância, os paranaenses encurtam as distâncias, por meio de videochamadas, para encurtar as saudades dos familiares. “Sabemos que estamos em uma fase que escolhemos estar para realizar nosso sonho e, que em breve, estaremos com eles novamente matando a saudade de perto”, complementa Helen.

Foto: Reprodução/Instagram

Custos e gastos

Evitando extrapolar os gastos mensais, o casal estipulou um teto de gastos, que pode mudar, ocasionalmente, a depender de algum imprevisto.

Os paranaenses garantem que, em geral, buscam sempre as melhores maneiras de capitalizar a viagem, com as parcerias feitas nas redes sociais, por exemplo.

Para economizar dinheiro, a maioria das refeições são feitas dentro do motorhome e ocorre a pesquisa de preços de serviços eventuais, como lavanderias.

Foto: Reprodução/Instagram

Helen e PH contam, para aqueles que também pretendem se aventurar em um motorhome, que um bom planejamento é a alma de uma viagem bem-sucedida.

“É muito importante ser flexível e, se possível, fazer um teste antes para saber se esse estilo de viagem se enquadra nas suas expectativas”, finaliza Helen.

As informações são da Catve.

Sair da versão mobile