Paranavaí recomenda uso de máscara para evitar doenças respiratórias


Por Luciana Peña/CBN Maringá
dc5789b8711be2ee095e70fe788c45b8
Imagem Ilustrativa | Foto: Gilson Bubniak/AEN/arquivo

Com um aumento de mais de 200% nos casos de doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde de Paranavaí está recomendando o uso de máscaras em ambientes fechados. Nas unidades de saúde, lotes de máscaras estarão disponíveis para funcionários e pacientes.

O uso de máscaras faciais foi obrigatório na pandemia de Covid-19.

E o fim da obrigatoriedade foi comemorado, mas a máscara não deixou de ser um acessório importante para a saúde.

Principalmente no outono e inverno, quando as temperaturas caem, as pessoas ficam em ambientes mais fechados e aumentam os casos de doenças respiratórias.

Em Paranavaí, a Secretaria de Saúde está recomendando que a população volte a usar máscaras em ambientes fechados, em locais com aglomeração e em contato com crianças, idosos e gestantes.

“O número de casos de doenças respiratórias teve um salto de 236% de janeiro a maio. E boa parte dos casos é de Influenza A, doença para a qual tem vacina e que está disponível a toda a população”, explica a secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Martins Vilar.

A vacina contra a gripe começa a fazer efeito após 15 dias da aplicação, por isso a importância de se vacinar antes da chegada do inverno.

Os funcionários das unidades de saúde em Paranavaí também foram orientados a utilizar máscaras. Os acessórios começarão a ser oferecidos para servidores e para os pacientes das unidades de saúde a partir desta quarta-feira, 4.

Sair da versão mobile