15 de julho de 2025

Paredes ‘suadas’ intrigam moradores no Paraná; entenda o fenômeno


Por Redação GMC Online Publicado 18/06/2025 às 09h03
Ouvir: 02:58
download (1)
Foto: Renato Kochhann

Moradores do município de Capanema consultaram o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para entender um fenômeno que está afetando suas casas. As paredes e pisos parecem estar “suando”. O que poderia explicar esta situação?

De acordo com o meteorologista do Simepar Leonardo Furlan, estávamos com uma massa de ar frio atuando sobre o Paraná desde a semana passada e ocorreu o rápido retorno de um ar mais aquecido e úmido do escoamento dos ventos que vem da Amazônia. “Ao abrir as janelas, o ar quente e úmido entra na casa e condensa o vapor dágua das superfícies geladas”, explica. 

A diferença fica visível nas temperaturas. Em Capanema no domingo a temperatura mínima foi de 11,3°C. Nesta terça-feira, a mínima foi de 21°C. A temperatura máxima no sábado foi de apenas 16,8°C, e na segunda já foi de 28,3°C – uma alteração brusca. O ar dentro das casas ficou mais gelado do que o ar do lado de fora. 

A amplitude térmica – com amanhecer mais gelado e tardes mais quentes – continuará nesta quarta-feira no Paraná. Quem encontrar o cenário de “suor” nas paredes e pisos, deve ligar ventiladores ou aquecedores no ambiente, que ajudarão a dissipar o vapor dágua. Em áreas menores é possível passar um pano com álcool.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte. 

As informações são do Simepar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação