Paróquia de Mandaguaçu apresenta Presépio Vivo a partir desta quinta, 5; veja como visitar
A partir desta quinta-feira, 5, quem visita Mandaguaçu pode voltar nos tempos bíblicos e fazer uma viagem pela cidade de Belém, onde nasceu Jesus. É a quinta edição do Presépio Vivo, realizado pela Paróquia São Sebastião.
O presépio retrata a realidade histórica e cultural da época, proporcionando ao público uma rica experiência, como explica o Padre Vinícius Alves Martins. “Em cada edição nós temos a oportunidade de oferecer às pessoas um cenário em que elas podem vivenciar e experimentar como se estivessem na própria cidade de Belém. Então, além de uma experiência sensorial e visual da própria cidade, ela também tem uma experiência de fé, porque todo esse caminho que ela trilha culmina no nascimento de Jesus”, conta .
A expectativa é que, além do público de toda região de Mandaguaçu, espectadores da região de Maringá também estejam presentes para prestigiar a apresentação de Natal.
O espetáculo conta com 27 cenas em uma área de 1.100 metros quadrados, além da participação de cerca de 700 voluntários, entre atores e pessoas que ajudaram na montagem do Presépio.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura abre ′Maringá Encantada 2024′ no Parque do Japão nesta sexta-feira, 6
Presente em todas as edições
Um dos voluntários é Jaime Lobato, de 67 anos, que esteve presente em todas as edições do Presépio Vivo, sempre atuando no papel de ‘Escriba’. “O escriba naquela época era aquele cara que fazia as escrituras, que fazia as cópias da Bíblia e media terras e tudo mais. E ele se transformou num doutor nas leis da Igreja”, explica Jaime.
Como atua sozinho em sua cena, Jaime conta que, por vezes, explica o significado de cada representação aos espectadores. Isso o fez gostar da tarefa, pois acredita que transmite a verdadeira mensagem do Natal para mais pessoas.
“É muito gratificante, porque você servir a Cristo é bom demais. Tinha pessoas que eu nunca vi na minha vida dentro da minha cidade e hoje é meu amigo. Nós formamos quase uma família. Muitos desses que estão trabalhando lá estão desde o início também e os que foram entrando são recebidos como se já estivessem ali há muito tempo. Então a gente trabalha, se confraterniza, se diverte e serve. É a emoção de estar levando aquela história para o povo”, diz o ator do Presépio Vivo.
Jaime foi um dos responsáveis pela criação da apresentação, que segundo ele, foi um desafio dado à comunidade por um antigo pároco da Paróquia São Sebastião.
“Antigamente aqui na nossa igreja existia um presépio feito de madeira. Só que com o passar dos anos o pessoal desinteressou daquilo, aquele material foi deteriorando também e deixou de ser montado. Em 2016, o padre Gustavo falou: ‘Eu posso lançar um desafio para vocês?’. Ele tinha visto lá na Itália um presépio vivo, se interessou, aí topamos. Começamos a montar as casinhas conforme ele passou para nós os desenhos, com bambu, com madeira, com tudo que tinha”, relembra Jaime.
Novato
Se de um lado alguns voluntários estão desde a primeira edição, o metalúrgico Milton Estevão, de 48 anos, participará do Presépio Vivo pela primeira vez. Milton não costumava participar da igreja, ao contrário de sua esposa e filhos, mas passou a realizar serviços para a Paróquia São Sebastião e se inseriu na comunidade.
“Eu fui chamado para fazer uma cobertura da igreja. E daí comecei a ajudar nas horas que eles precisavam. E peguei um gosto assim, sabe? Uma paixão que toca no coração da gente para servir, para ajudar. Se eu não estiver trabalhando no meu trabalho, eu me dedico para ir lá ajudar nos momentos que eles precisam”, diz Milton.
Depois de ajudar na montagem do Presépio Vivo, a organização convidou o metalúrgico para coordenar uma das equipes de atores, a dos ‘Ferreiros’. “Para mim está sendo uma maravilha, uma experiência maravilhosa. Estou frequentando mais a igreja agora”, finaliza.
Com entrada gratuita, a apresentação acontecerá durante oito dias deste mês de dezembro, das 19h30 às 22h, no Salão Paroquial.
Apresentação inclusiva
No domingo, dia 8 de dezembro, das 14h às 16h, o Presépio Vivo também realizará uma sessão especial dedicada às pessoas com deficiência, de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial.
A apresentação será adaptada com som moderado, iluminação adaptada com maior luminosidade, menos personagens e controle de barulhos excessivos.
Serviço
- Entrada: Gratuita
- Datas: 05, 06, 07, 08, 12, 13, 14 e 15 de dezembro de 2024
- Horário: 19h30 às 22h
- Local: Salão da Paróquia São Sebastião | Praça da Bíblia, s/n – Mandaguaçu-PR
- Alimentação: Haverá uma praça de alimentação no local
Com informações da assessoria de imprensa.