Passagem de meteoro é flagrada no céu do Paraná e Santa Catarina; VÍDEO
A plataforma Clima ao Vivo e a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) flagraram a passagem de um meteoro, que riscou o céu do Paraná e Santa Catarina, na madrugada desta quarta-feira, 8. Os flagrantes foram feitos em Curitiba e Monte Castelo (SC).
O que é um meteoro?
De acordo o professor e astrônomo amador de Maringá, Maico Zorzan, meteoro é o fenômeno luminoso causado por um corpo sólido que corta nossa atmosfera.
“No espaço, esse corpo sólido, essa rocha, é chamada de meteoroide. O fenômeno luminoso que corta o céu é o meteoro (que os antigos chamavam de estrela cadente), e essa rocha quando toca o solo e é encontrada é chamada de meteorito. De forma grosseira, a pedra no espaço é meteoroide, a pedra brilhando no céu é meteoro, e a pedra que podemos pegar é o meteorito”, diz ele, que destaca que existem meteoros de várias cores cruzando o céu.
“Essas cores mudam conforme a sua composição. Um meteoro esverdeado é sinal de cobre, um alaranjado é sinal de sódio, azul claro geralmente é magnésio, etc. Amarelo bem vivo é ferro, vermelho é nitrogênio e um azul escuro é cálcio geralmente. São componentes dessa rocha que são “queimados” na entrada na atmosfera e fazem essas cores”, ensina.
Veja o vídeos de meteoros que cruzaram o céu de Maringá
No começo de fevereiro, dois meteoros foram vistos também no céu de Maringá. Um no dia 6 e outro no dia 7. Veja abaixo: