Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 05/09/2025 às 14h42
Ouvir: 00:00

Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss. No sábado, o espetáculo será apresentado às 20h no Arena das Artes e, ao longo de setembro, passará por Mandaguaçu, Sarandi, Nova Esperança, Jandaia do Sul e Marialva.

image
Foto: Ana Rodes

No elenco estão os atores Bárbara Bittencourt, Bianca Cristina, Danielli Pasquini e Pedro H. Daniel, sob direção de Jéssica Fiñana. As apresentações contarão com intérpretes de Libras e terão sempre entrada gratuita. Com texto de Carolina Santana, o espetáculo aborda o tema do cooperativismo, a partir de uma história que se passa no cortiço Fuzuê. Lá, todo mundo participa da vida de todo mundo e todos estão sempre colaborando com o bem-estar do outro. “Desde o começo do processo cênico, buscamos trabalhar de forma colaborativa, desde os estudos teóricos acerca do tema, como também nas práticas de criação”, comenta a diretora.

Entre os personagens, está Tito, um menino curioso que sonha em ser diretor de cinema e adora tecnologia. Há também Vó Zildinha, uma boleira de mão cheia, famosa na vizinhança. Juntos, eles decidem ampliar as vendas gravando vídeos para as redes sociais, mas, com o sucesso alcançado, surge a necessidade de ampliar a empresa, e os personagens decidem criar uma cooperativa. O objetivo é levar reflexões sobre como o trabalho coletivo pode ser uma forma de organização social.

“A peça não foi pensada para ser uma aula de empreendedorismo, mas sim para mostrar que o espírito cooperativo de ajuda ao próximo é inerente às pessoas e pode ser utilizado para pensar ações que promovam um bem maior e tragam benefícios coletivos”, diz o produtor Alan Gaitarosso.

A montagem já passou por Atalaia, Terra Boa, Centenário do Sul, Jussara, Paiçandu, Rolândia, Arapongas e São Jorge do Ivaí.

Serviço:

Espetáculo teatral “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas.

Entrada gratuita | Classificação livre

Agenda de apresentações:

05/09 (sexta-feira) às 20h na Casa da Cultura Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss (Av. Dr. José Soares de Azevedo, 30, Astorga)

06/09 (sábado) às 20h Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jd. Brasil, Maringá)

17/09 (quarta-feira) às 20h na Centro Cultural Domingos Lançoni / Anfiteatro Maria Cecilia Ramires (Rua Bernardino Bogo, 175, 3º andar, Mandaguaçu)

18/09 (quinta-feira) às 20h na Escola Estadual Jardim Panorama (Sarandi)

19/09 (sexta) às 20h no Centro de Eventos Antônio Edival Grespan – S/N (galpões da Feira do Produtor de Nova Esperança)

20/09 (sábado) às 15h no Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva (Jandaia do Sul)

21/09 (domingo) às 15h no Cine Teatro Sônia Maria Silvestre (Marialva)

04/10 (sábado) às 16h e às 20h no Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jd. Brasil, Maringá)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação