Pedágio no Paraná: Lote 3 envolve 569 km rodovias que atravessam 22 cidades; veja detalhes


Por Redação GMC Online, com informações da AEN

Faltam menos de 20 dias para a abertura dos envelopes do lote 3 do pedágio do Paraná. A concorrência está marcada para as 14h do dia 12 de dezembro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Pedágio no Paraná: Lote 3 envolve 569 km rodovias que atravessam 22 cidades. Na imagem, um trecho da rodovia entre Ponta Grossa e Mauá da Serra. Foto: Gabriel Rosa/AEN

O edital, publicado pela ANTT no dia 6 de agosto, prevê tarifa básica máxima de pedágio para disputa de R$ 0,14596/km. As propostas devem ser apresentadas até o dia 9 de dezembro.

O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá. Ele envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras, conservação e serviços operacionais.

As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.

Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a duplicação de 52,58 quilômetros da BR-376, a Rodovia do Café, e duplicações entre a região de Londrina e São Paulo. Entre as novidades também estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376, com 13,8 quilômetros de extensão. A região também deve ganhar o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.

Já Ponta Grossa deve ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão. O Lote 3 ainda pega o território de Palmeira e termina no entroncamento com a BR-277 em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova. Neste trecho as obras incluem uma passarela para pedestres no km 502 e oito viadutos.

Outra obra emblemática prevista pelo Lote 3 do pedágio no Paraná é a área de escape na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, que deve ser construída na altura do km 305 da BR-376.

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