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28 de novembro de 2024

Pedágio no Paraná: Lote 3 vai impactar rodovias da região de Maringá e prevê duplicações, pontes e viadutos


Por Redação GMC Online. com informações da AEN Publicado 28/11/2024 às 09h08
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O edital do Lote 3 do novo pedágio do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai impactar vários trechos de rodovias na região de Maringá. O leilão está marcado para 12 de dezembro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

O Contorno Leste de Apucarana, cidade a cerca de 60 quilômetros de Maringá, terá 13 quilômetros e 830 metros de extensão em pista dupla, sete viadutos e 10 pontes. O seu km zero faz entroncamento com a BR-369 próximo à Subestação Nova Aricanduva, começando na verdade dentro do território de Arapongas. Daí ele segue até a BR-376, encontrando a rodovia próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Apucarana. Tanto no início quanto no fim do contorno serão implantados viadutos do tipo Trombeta, que possuem três ramos de acesso.

As 10 pontes serão implantadas em cinco locais, sendo duas estruturas paralelas em cada um. Elas vão ficar nos km 0+840, km 3+600, km 6+600, km 10+060 e km 12+880.

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Foto: Gabriel Rosa/AEN

Os demais viadutos, além das duas Trombetas, serão uma Passagem Inferior, em que não há interação entre as vias, no km 2+230, entroncamento com a Estrada São Luis; um viaduto tipo Parclo, utilizado para troca de sentido, no km 4+800; uma Passagem Superior no km 7+560, cruzamento com a Rua Denhei Kanashiro; outro Parclo no km 9+600; e uma Passagem Inferior no km 13+700, onde passa uma linha ferroviária.

Ainda em Apucarana, está prevista a duplicação do Contorno Norte (PR-170) do km 108+360 ao km 120+001, com implantação de um novo viaduto do tipo Trombeta no entroncamento com a BR-376 e um Parclo no km 115+120. Também serão duplicados os viadutos sobre a linha ferroviária no km 119+150 e no km 108+360, este último no entroncamento com a BR-369.

Além dos contornos novos, o município vai ganhar também, na BR-376, uma passarela no km 237+300, próximo à estrada Nova Ucrânia; mais um viaduto no km 241+700; e a duplicação da rodovia entre o km 245+140 e o km 245+520, bem como uma passarela para pedestres no km 245+300. E na BR-369 será implantada uma ciclovia do km 197+700 ao km 200+670.

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Foto: Gabriel Rosa/AEN

Califórnia

O município de Califórnia, a 80 quilômetros de Maringá, vai ganhar um contorno rodoviário paralelo à BR-376, com 5 quilômetros e 460 metros de extensão, todo em pista dupla. Serão construídos dois viadutos do tipo Trombeta no início e no final do contorno, entroncamentos com a rodovia federal. Também serão implantadas quatro pontes novas em dois locais, com duas estruturas paralelas em cada um, no km 0+160 e km 5+280.

E na própria BR-376, ainda no território de Califórnia, será construído um Parclo no km 250+300, logo antes do novo contorno; uma ciclovia no perímetro urbano, do km 253+600 ao km 254+700; após o contorno será duplicado o trecho da rodovia entre o km 256+000 e o km 256+700; e, por último, um Parclo no km 260.

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Foto: Gabriel Rosa/AEN

Pedágio no Paraná: Obras em Mandaguari, Jandaia do Sul e outras cidades da região de Maringá

Além da pavimentação de dois novos contornos e a duplicação de um contorno já existente, o Lote 03 prevê melhorias também para os outros municípios que terão rodovias concedidas em seus territórios.

Na BR-376, estão previstos dois viadutos tipo Parclo, no km 204+750 e outro no km 212+130, em Mandaguari; uma passarela para pedestres no km 212+700 e a duplicação do km 213+500 ao km 214+000 em Jandaia do Sul; um viaduto do tipo Trombeta em Cambira, no km 220+600; dois Parclos em Marilândia do Sul, no km 268+100 e no km 272+980; e no perímetro urbano de Mauá da Serra uma ciclovia, do km 287+200 ao km 289+400.

E na BR-369, em Arapongas, serão construídas duas passarelas para pedestres, no km 183+700 e no km 186+080.

O edital prevê ainda dois novos contornos rodoviários em Ponta Grossa e mais duplicações e obras de arte especiais (OAE) na BR-376, entre Mauá da Serra e Imbaú, além de obras para a PR-445, PR-323 e PR-090 na região de Londrina. Devem ser investidos cerca de R$ 9,87 bilhões em obras e R$ 6,04 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 569,75 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

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