Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de janeiro de 2025

Pequena cidade do Paraná de 13 mil habitantes é eleita entre as 7 mais inteligentes do mundo


Por Redação GMC Online Publicado 02/01/2025 às 09h11
Ouvir: 00:00

A pequena cidade paranaense de Assaí, município do Norte Pioneiro do Paraná, com 13.797 habitantes, segundo o Censo do IBGE, foi eleita pela primeira vez no ranking das sete comunidades mais inteligentes do mundo, pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). O topo do ranking está outra cidade paranaense: a capital Curitiba.

image
Município de Assaí. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Mas quais motivos que levaram essa pequena cidade paranaense de menos de 15 mil habitantes a se tornar uma referência em inovação? O pre3feito da cidade, Tuti Bomtempo, destaca os investimetos na área da educação. “É um orgulho muito grande ter uma cidade pequena do interior sendo reconhecida como uma das comunidades mais inteligentes do mundo. Assaí tem investido muito na educação dos nossos jovens, desde a pré-escola até o início das carreiras para fortalecer a cultura da inovação e dar mais oportunidades e qualidade de vida para todos. Estamos torcendo para que o prêmio da comunidade mais inteligente do ano venha para o Paraná”, comemorou o prefeito Tuti Bomtempo.

Durante Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Enec), do Conselho Regional de Engenheiros e Agrônonos do Paraná (Crea-PR), o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Assaí, Igor Oliveira, ressaltou que a fórmula para tornar Assaí um caso tão extraordinário é inclui a combinação de inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas voltadas para o bem-estar da população.

image
A pequena cidade paranaense de Assaí,, com 13.797 habitantes, é uma das mais inteligentes do mundo. Foto: Prefeitura de Assaí

Igor explicou que o sucesso de Assaí está enraizado em uma estratégia que alia tecnologia e ações sociais. “Se conhecermos as regras do jogo, podemos criar oportunidades”, afirmou, destacando como a macrogovernança aliada a iniciativas locais foi essencial para atender às necessidades reais dos moradores.

Uma das iniciativas de destaque é o sistema inovador que identifica e resolve problemas locais de maneira eficiente. Esse modelo permitiu implementar projetos como o ensino infantil bilíngue e ações voltadas para estimular o primeiro emprego. Além disso, a formação de pilotos de drones agrícolas e a produção de biodiesel por alunas do ensino fundamental são exemplos claros de como a cidade aposta na educação e no desenvolvimento de habilidades para o futuro.

Assaí no Norte Pioreito do Paraná, está no TOP7 das mais inteligentes do mundo.
Assaí, cidade no Norte Pioreito do Paraná, está no TOP7 das mais inteligentes do mundo. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Outro grande diferencial de Assaí é o Cartão Cidadão, uma ferramenta que integra benefícios públicos, estimula o comércio local e simplifica o acesso a serviços municipais. Essa solução, aliada à criação de espaços pioneiros no norte do Paraná, como o primeiro coworking público, a primeira agência de inovação e o primeiro estúdio de podcast público, consolidou a cidade como um importante polo regional de inovação.

De acordo com ele, o investimento no desenvolvimento humano é o que traz os melhores retornos para o município. Ele defende que uma gestão pública visionária e colaborativa deve antecipar demandas e colocar a tecnologia a serviço das pessoas. Essa abordagem transformacional é o que permite promover mudanças reais na vida dos cidadãos.

image
Foto: Prefeitura de Assaí

Além, de Curitiba e Assaí, o troféu das Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo, conta com as cidades de Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação