Depois da Black Friday que não foi positiva para os lojistas, as expectativas para as vendas no Natal foram supridas e deram um fôlego aos comerciantes. Essa é a avaliação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).
Apesar de pequeno, o crescimento nas vendas de fim de ano no comércio do Paraná em relação ao ano passado trouxe um fôlego para os lojistas. A pesquisa conversou com os lojistas sobre as vendas entre os dias 26 e 28 de dezembro nas maiores cidades do Paraná, Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.
De acordo com a pesquisa da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Cascavel apresentou o maior crescimento (1,63%), seguido por Guarapuava (1,26%). Francisco Beltrão teve o menor desempenho, com crescimento de apenas 0,85% nas vendas. Maringá registrou 0,88% mais vendas no comércio do que no ano passado.
Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, esta foi a primeira pesquisa do ano em que houve crescimento, o que surpreendeu e animou os comerciantes. De acordo com o presidente, faltava dinheiro para os consumidores. Isso porque a Black Friday, que antecede às compras de fim de ano e normalmente injeta dinheiro no comércio, não foi boa para os comerciantes. Depois do 13° salário, as vendas reagiram, explica.
Para o ano que vem, o comércio mantém o receio, mas está otimista, diz o presidente. Ainda de acordo com a pesquisa, os comerciantes para se manter no mercado precisam adotar o formato híbrido: loja física e loja online.