Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

‘Ponte Invertida’ no Paraná chama atenção de turistas, mas exige cuidados


Por Felippe Gabriel Publicado 23/11/2024 às 08h17
Ouvir: 00:00

Uma ponte “diferente” tem chamado a atenção de quem passa pelo Rio São João, no sudeste do Paraná. Trata-se da ‘Ponte Invertida’, localizada em Pedra Branca do Araraquara, distrito da zona rural de Guaratuba, litoral paranaense.

O diferencial da estrutura se dá pelo rio passar sobre a ponte, e não por baixo como convencionalmente é feito. Na realidade, a ‘Ponte Invertida’ se assemelha a uma passarela de concreto, a poucos centímetros da superfície do rio e que possui aproximadamente 48 metros de extensão.

Normalmente, a travessia fica inteiramente submersa sob uma pequena camada de água, o que permite que ela seja visualizada e atravessada por pessoas ou veículos.

Além de ponto turístico, muito visitado em dias ensolarados pela água cristalina do rio e da possibilidade de atravessá-lo a pé, a ponte também é utilizada para a travessia de veículos, o que exige cuidado e atenção redobrada.

Pelas características do Rio São João, que se forma em regiões serranas, é comum que aconteçam as chamadas cabeças d’água, que consistem no aumento rápido e repentino do nível do rio em decorrência de chuvas. Assim, por diversas vezes a ‘Ponte Invertida’ já foi invadida pelo rio, o que impossibilita a travessia, além de ilhar ou arrastar quem estiver sobre ela.

Dois homens foram resgatados na ‘Ponte Invertida’

No dia 16 deste mês, dois homens foram resgatados na ponte, depois de serem atingidos por uma enxurrada e ficarem ilhados em cima de um carro.

Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), eles estavam atravessando a ponte com o veículo, quando o nível do rio se elevou e uma forte correnteza os atingiu. O veículo acabou preso em um desnível e foi tomado pela água.

image
Foto: CBMSC

A equipe do CBMSC foi acionada e conseguiu resgatar os envolvidos em segurança com o uso de um helicóptero.

Outros incidentes semelhantes já foram registrados no local pelos mesmos motivos. A recomendação é evitar atravessar a ponte em dias chuvosos, além de sempre ficar atento aos sinais de aumento do nível do rio.

Veja como chegar à ‘Ponte Invertida’:

Com informações do Portal ND Mais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação