Ponte invertida onde o rio passa por cima contraria a lógica e chama atenção no Paraná


Por Felippe Gabriel

Uma ponte fora do comum tem despertado a curiosidade de quem passa pelo Rio São João, no sudeste do Paraná. Conhecida como “Ponte Invertida”, a estrutura chama atenção por um detalhe que foge completamente do padrão: é o rio que passa por cima da ponte, e não o contrário.

Localizada em Pedra Branca do Araraquara, distrito da zona rural de Guaratuba, no litoral paranaense, a travessia se assemelha a uma passarela de concreto com cerca de 48 metros de extensão, construída a poucos centímetros da superfície da água. Em dias normais, a ponte fica coberta por uma fina lâmina do rio, criando a sensação de que ela “desaparece”.

Além de funcional, o local acabou se transformando em ponto turístico, especialmente em dias ensolarados, quando a água cristalina permite que visitantes atravessem o rio a pé e observem o fenômeno de perto. A estrutura também é utilizada para a passagem de veículos, o que exige atenção redobrada dos condutores.

Por se tratar de um rio formado em áreas serranas, o Rio São João está sujeito às chamadas cabeças d’água — elevações rápidas e repentinas do nível do rio provocadas por chuvas intensas. Nessas situações, a Ponte Invertida pode ficar completamente submersa, impedindo a travessia e oferecendo riscos a quem estiver sobre a estrutura.

Mesmo assim, quando o nível da água está baixo, a ponte permanece visível e acessível, reforçando o caráter inusitado da construção que segue intrigando moradores e visitantes

1/3 Também conhecido como ‘Ponte Molhada’, o pavimento fica próximo à divisa entre Paraná e Santa Catarina, a cerca de 500 metros do município de Garuva (SC) | Foto: Blog Me Leva Viajar/Reprodução
2/3 Foto: Blog Me Leva Viajar/Reprodução
3/3 Foto: Blog Me Leva Viajar/Reprodução

Veja como chegar à ‘Ponte Invertida’:

Com informações do Portal ND Mais.

Sair da versão mobile