“Ponte mais colorida do mundo” vira atração turística no Paraná; veja onde fica
A ponte que liga a Ilha dos Valadares ao centro histórico de Paranaguá, no Litoral do Paraná, ganhou novas cores e um novo papel: de via cotidiana a ponto turístico. A pintura artística da estrutura foi inaugurada no dia 1º de maio deste ano e já vem atraindo moradores e turistas de diversas regiões do Estado.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Com 294 metros de extensão e cerca de 1.500 metros quadrados de arte, a ação teve como proposta transformar a travessia na “ponte mais colorida do mundo”. A iniciativa é do Projeto Andada, com a participação de artistas e voluntários, e foi viabilizada por meio do Profice — Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura — da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da comunidade local.

A obra mistura elementos da natureza, como caranguejos e manguezais, e símbolos da cultura caiçara. “A autoestima dos parnanguaras aumenta com esse atrativo renovado. A ponte virou símbolo de identidade e memória”, disse o artista Gio Negromonte, um dos idealizadores.
Segundo Irapuan Cortes, diretor do Viaje Paraná, a ponte fortalece o turismo cultural e comunitário da região. A movimentação de visitantes também gera impacto positivo na economia local, beneficiando o comércio, a gastronomia e o setor de serviços. “É um salto na valorização do Litoral”, afirmou Patrícia Assis, da Adetur Litoral.
A estrutura foi construída pelo Governo do Estado com investimento de R$ 13,4 milhões e inaugurada em setembro de 2024. Batizada de Ponte Domingos Massa, ela substituiu uma passarela e uma balsa que antes faziam a ligação entre o continente e o bairro de 40 mil habitantes.