Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de maio de 2024

Porto Rico decide fechar rampas náuticas no feriado de Páscoa para evitar aglomerações


Por Monique Manganaro Publicado 31/03/2021 às 14h57 Atualizado 24/02/2023 às 04h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Prainha de Porto Rico com moradores à margem do Rio Paraná.
Porto Rico é uma das principais cidades turísticas do noroeste paranaense. Foto: Arquivo/AEN

A Prefeitura de Porto Rico (a 170 quilômetros de Maringá) decidiu fechar as rampas náuticas que dão acesso às praias de água doce, às margens do Rio Paraná, durante o feriado prolongado de Páscoa. A medida, imposta por meio de decreto municipal, tem o objetivo de coibir o acesso de turistas e moradores, evitar aglomerações e diminuir a disseminação do coronavírus. 

Segundo informações da prefeitura, as rampas serão fechadas às 12h desta quinta-feira, 1º, véspera do feriado, e só serão reabertas na segunda-feira, 5. “Os donos de embarcações terão até às 20h de quinta-feira para retirarem as embarcações do rio. Após esse horário, somente na próxima segunda-feira, quando as rampas serão abertas novamente”, determinou o decreto.

A decisão da Prefeitura de Porto Rico ocorre após conversas com prefeitos da região. Conforme informou o prefeito Ulisses Maia nesta quarta-feira, 31, a própria Prefeitura de Maringá estava preocupada com a ida dos maringaenses às prainhas do noroeste durante o feriadão.

“Conversamos diversas vezes com o prefeito de Porto Rico, Alvaro de Freitas Netto, para trabalharmos juntos contra o vírus, evitando turistas e aglomerações. Neste final de semana que teremos o fechamento total em Maringá, as rampas do Porto estarão FECHADAS!!”, escreveu Maia no Twitter.

Além de Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná também decidiram fechar os acessos às prainhas do Rio Paraná. O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Neto, disse que o decreto que estabelece o fechamento das rampas é conjunto, das três cidades.

A Prefeitura de Porto Rico ainda destacou, em nota, que fiscais vão trabalhar durante todo o feriado para, inicialmente, acompanhar a retirada de embarcações das rampas, e depois garantir que a população siga as regras do decreto em vigor. 

“Continuam proibidos o transporte particular ou comercial de passageiros em embarcações para as prainhas e os passeios de barcos nas áreas de preservação ambiental”, acrescentou o comunicado. 

Restaurantes e lanchonetes da cidade vão poder trabalhar até às 22h durante o feriado. O comércio essencial permanece aberto. 

Cidade turística

Porto Rico é uma das principais cidades turísticas do noroeste paranaense e destino de muitos moradores da região nos feriados. Desde o início da pandemia de covid-19, a preocupação com a aglomeração de turistas no município é constante. 

Em setembro do ano passado, mesmo em meio às regras de distanciamento social, o feriado da Independência deixou a cidade lotada. À época, a prefeitura calculava que a cidade recebeu de 15 a 18 mil turistas durante o “7 de setembro”. 

E claro: houve aglomerações nas prainhas do município. Vídeos que circularam pela internet assustaram pelo risco à saúde pública – assista abaixo. Mas os jovens que aparecem nas imagens não demonstravam nenhuma preocupação.

CONTINUE LENDO – Com 18 mil turistas, Porto Rico registra aglomerações neste fim de semana

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação