PR: bombeiros mudam estratégia na busca por jovem que sumiu em trilha
Desaparecido desde o último dia 1º de janeiro, após ser deixado em uma trilha na região do Pico Paraná, o jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, ainda não foi encontrado. Durante buscas realizadas nesse domingo, 4, o Corpo de Bombeiros informou que todas as trilhas da área já foram vasculhadas, o que levou à conclusão de que o rapaz pode estar em uma área de mata, e não nos caminhos principais da montanha.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

Em razão disso, a estratégia de busca foi alterada. Agora, os bombeiros devem concentrar os trabalhos em locais fora das trilhas, com o uso de técnicas específicas, como rapel, além do uso de drones para ampliar o alcance das varreduras em áreas de difícil acesso.
Deixado em trilha
- Roberto Farias Thomaz tem 19 anos e desapareceu durante uma trilha no Pico do Paraná, no litoral do estado, ponto mais alto da região Sul do país, com 1.877 metros de altitude.
- Roberto se encontrou com Thayane Smith, também de 19 anos, no dia 31 de dezembro de 2025, em um terminal de ônibus de Curitiba (PR). Os dois haviam se conhecido há menos de um mês e decidiram passar o Réveillon no Parque Estadual Pico Paraná para assistir ao primeiro nascer do sol de 2026 no topo da montanha.
- Na descida, Roberto teria passado mal e não conseguiu acompanhar o ritmo do grupo. Mesmo alertada para não deixá-lo sozinho, Thayane seguiu até o acampamento base. Outros trilheiros teriam retornado para tentar localizá-lo, mas não tiveram sucesso.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
