Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

PR: Chuva não normalizou a captação de água em cidades com rodízio no abastecimento


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 10/09/2021 às 14h58 Atualizado 20/10/2022 às 16h16
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Arquivo/Agência Brasil

Jandaia do Sul amanheceu nesta sexta-feira, 10, ainda tentando se refazer dos estragos provocados pelo temporal de quarta-feira, 8. 70 pessoas estão desabrigadas e ocupam o alojamento montado num ginásio de esportes.

Mais de 1.200 moradores foram socorridos com lonas. As aulas na rede municipal e a campanha de vacinação continuam suspensas.

O secretário de Planejamento, Elvis Pontara, disse que o rodízio no abastecimento de água foi suspenso por sete dias. “A água vai estar liberada para todas as pessoas, sem rodízio”, diz.

A Sanepar confirmou apenas que o rodízio foi suspenso por mais um dia, nesta sexta-feira, 10.

O gerente regional da Sanepar, Antônio Gil Gameiro, disse que a chuva não amenizou a crise hídrica e por isso o rodízio terá que continuar pelo menos até outubro, quando começa a temporada de chuvas. E em Jandaia houve um aumento no consumo e a população precisa colaborar.

“Até lá, os nossos níveis de mananciais ainda continuam baixos. Essas chuvas que tivemos essas semanas alentam um pouco em alguns sistemas, não em todos […]. A interrupção de energia elétrica agravou a situação de abastecimento, porque além do problema na manancial, ainda não conseguimos ter bombeamento dessa água do tratamento para as residências”, explica Gameiro.

Outra cidade que continua com o rodízio, mesmo depois da chuva desta semana, é Marialva, que tem uma autarquia municipal. O rodízio em Marialva é de domingo à sexta-feira, das 13h às 19h.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação