PR: Criança morre após cirurgia para tirar amígdalas e mãe diz que houve negligência


Por Redação GMC Online
Foto: Divulgação/Prefeitura de Toledo

A Polícia Civil investiga a morte de uma criança, 6 anos, moradora de São José das Palmeiras, na região oeste, ocorrida na tarde de terça-feira, 5. O menino morreu após a família procurar atendimento no hospital da cidade, ele passou por um procedimento nas amígdalas, teve intercorrências e não resistiu. As informações são da Catve. A mãe registrou Boletim de Ocorrência e afirma que houve negligência médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo. A Polícia Civil está investigando o caso.

De acordo com o Boletim de Ocorrências, a mãe afirmou que o filho foi submetido a uma cirurgia para a retirada de amígdalas no dia 30 de junho deste ano, em Curitiba. O médico responsável pelo procedimento pediu que a família, em caso de complicação ou sangramento pós-cirúrgico, retornasse imediatamente para uma nova avaliação na cidade.

Na segunda-feira, 4, o paciente teve sangramentos, a mãe acionou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e informou que ele deveria ser encaminhado para Curitiba. Entretanto, ela alega que os socorristas encaminharam para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo.

Já na UPA, o menino foi avaliado e recebeu alta médica ainda durante a noite. A mãe moradora da área rural relatou à polícia que o filho estava bastante debilitado. “A médica lhe disse que havia muitas crianças internadas com febre e que o caso do seu filho não era tão grave” diz o relato policial. 

Na tarde de terça-feira, 5, o menino voltou a ter sangramentos, a mãe buscou novamente socorro no Hospital São José, em São José das Palmeiras, mas o garotinho não resistiu. 

NOTA DA UPA

Em nota, a direção da UPA informou que os fatos estão sendo apurados e caso seja constatada alguma irregularidade medidas serão adotadas.

As informações são da Catve.

Leia outras notícias no GMC Online.

Sair da versão mobile