Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de outubro de 2024

Exportação de produtos in natura aos Emirados Árabes é um potencial de Maringá, diz secretário


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 11/10/2021 às 14h05 Atualizado 20/10/2022 às 19h36
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Arquivo/AEN

Maringá está na vitrine do mundo na Expo Dubai. O município integra a comitiva do Paraná no espaço do Brasil no evento, que reúne 190 países. É o maior e mais antigo evento empresarial do mundo. 

O objetivo é mostrar o potencial de Maringá e atrair investimentos e negócios. E Maringá tem potencial operacional para atender demandas internacionais, disse o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli. 

Segundo ele, com a efetivação do terminal internacional de cargas no aeroporto, Maringá pode ter mercado na exportação de alimentos frescos aos Emirados Árabes Unidos [EAU].

“Nós viemos a Dubai justamente para observar o que diversas regiões do mundo estão precisando e que Maringá pode oferecer. […] Com a homologação do nosso aeroporto como aeroporto internacional de cargas, nós podemos exportar de Maringá para os Emirados Árabes Unidos frutas frescas e hortaliças. Esse é um grande mercado. Nós já prospectamos possibilidades aqui e, também, queremos discutir com o setor em Maringá a possibilidade de realização deste tipo de negócio”, explica Cordiolli.

E o potencial tecnológico de Maringá também pode ser uma fonte de investimentos internacionais para o município, assim como a energia limpa.

“Maringá é uma cidade que tem, hoje, um ecossistema de tecnologia digital muito avançado. Algumas de nossas empresas já são bastante internacionalizadas e, além disso, nós temos empresas muito criativas que têm soluções tecnológicas de grande alcance. Nós queremos verificar a possibilidade da oferta desses produtos maringaenses aqui nos Emirados Árabes Unidos. Para isso, prospectamos uma feira realizada com regularidade aqui para oferta desse tipo de produtos a qual nós queremos abrir espaços para nossas empresas”, afirma o secretário.

“Nós vimos aqui um projeto de uma usina fotovoltaica, no deserto, gigantesca […]. Eles disseram claramente para nós que estão interessados em investir em outros lugares do mundo em empresas que produzem energia que promovam também a redução da emissão de dióxido de carbono. Essa é uma boa notícia, porque tanto algumas tecnologias hoje podem fazer com que o bioálcool e o biodiesel […] apresentem soluções significativas para esse problema, então nós também atentamos na possibilidade de empresas ou dos fundos de investimento aqui do EAU passarem investir em empresas na nossa região”, complementa Cordiolli.

Participam da comitiva o governador do Estado, Ratinho Júnior, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e empresários.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação