Durante quatro horas de fiscalização em único ponto da BR-277, em Curitiba, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 132 veículos circulando em excesso de velocidade. A atividade, realizada com a utilização de radar portátil, foi realizada nas proximidades do Parque Barigui, em trecho regulamentado para velocidade máxima de 80 km/h.
Entretanto, em razão de a sinalização estar sendo substituída no local,a PRF tem fiscalizado no local utilizando a regra geral de velocidade máxima prevista no Código de Trânsito Brasileiro: 110 km/h para automóveis, caminhonetes e motocicletas e 90 km/h para veículos pesados.
Um dos flagrantes chamou a atenção dos policiais. Uma motocicleta foi flagrada circulando a 191 km/h. Para este caso, que excede a velocidade máxima permitida em 50%, a multa é de R$ 880,41, além da suspensão da carteira de habilitação do condutor.
Existe uma ligação do excesso de velocidade com as três principais causas de acidentes registrados pela PRF no Paraná. As duas principais, a ausência de reação do condutor e a reação ineficiente são reflexos da velocidade, não existindo mais tempo hábil para se evitar acidente. A terceira causa mais frequente de acidentes é justamente o excesso de velocidade, quando é possível essa verificação. O excesso de velocidade, mesmo quando causa os acidentes, é um dos principais responsáveis por agravar as consequências destes.
As informações são da aRede.