Primeira Times Square do Brasil fica no Paraná e já começa a ‘brilhar’; veja os detalhes
A primeira Times Square brasileira fica em Curitiba, que já começou a ver ganhar forma o projeto que promete transformar parte do Centro da cidade em um dos espaços mais modernos e iluminados do país. Desde esta terça-feira, 21, os primeiros painéis de LED da chamada “Times Square brasileira” já estão acesos na Praça Zacarias, região central da capital paranaense.

O local faz parte do Distrito de Mídia, trecho da Rua Marechal Deodoro autorizado pela Prefeitura de Curitiba para se tornar um polo de publicidade digital a céu aberto, inspirado na famosa Times Square de Nova York. A proposta é unir inovação urbana, desenvolvimento econômico e revitalização do Centro, oferecendo uma vitrine de alta tecnologia para marcas e empresas.“É uma iniciativa que vem ao encontro da proposta de redesenvolvimento do Centro, do prefeito Eduardo Pimentel, que vai estimular quem tem interesse em dar mais visibilidade ao seu negócio a anunciar também nas fachadas, paredes e topos de edifícios”, afirmou o secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto.
Painéis iluminam o coração da cidade

Os três primeiros painéis já estão em funcionamento e fazem parte do novo conjunto de luminosos instalados acima da fachada da Ótica Bella Visão, no mesmo prédio onde funcionou por cerca de 50 anos a tradicional Confeitaria Lancaster, na Praça Zacarias. Cada painel tem 4,5 metros de largura por 85 centímetros de altura.
Segundo o gestor de marketing e tecnologia da ótica, Thiago Romano Bedenarski Antunes, o investimento foi de cerca de R$ 150 mil e já está chamando a atenção de outros comerciantes. “Compensa muito esse aporte porque a nossa expectativa é de crescimento, para a ótica e para os demais comerciantes que vieram conversar para saber como foi e quanto custou. O público está voltando e, em breve, não vai ter porta para locação por aqui”, afirmou.
Os empresários Claudinei Barbieri Jora e Nayala Kauana Fernandes Morais Jora, proprietários do imóvel, aproveitaram as novas regras de publicidade externa para reformar o prédio e integrar o projeto de revitalização da região.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Regras e funcionamento da ‘Times Square de Curitiba’
O novo espaço é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 1.891/2024, que estabelece normas especiais para a instalação de telões, painéis digitais e dispositivos luminosos nas fachadas de imóveis entre a Travessa da Lapa (na altura do Correio Velho) e a Praça Zacarias.
Além dos painéis de LED e neon, os comerciantes da área podem ocupar uma metragem maior de fachada para instalar letreiros e anúncios, em comparação com o que é permitido pela legislação comum (Lei nº 8.471/1994). Imóveis de interesse de preservação (UIPs), no entanto, devem seguir regras específicas, conforme o Decreto nº 976/2024.
As empresas interessadas em participar precisam ter alvará de funcionamento e solicitar autorização no site da Prefeitura. O licenciamento é anual e o valor varia de acordo com a área ocupada. Também é necessário o aval do condomínio ou dos proprietários do imóvel.
Polo de publicidade e inovação
O trecho autorizado tem 592 metros de extensão e capacidade para até 20 mil m² de painéis publicitários. A expectativa é que a área esteja totalmente ocupada até o fim da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, consolidando Curitiba como referência nacional em mídia out-of-home (OOH), um dos segmentos de publicidade que mais cresce no país.
Outro ponto importante do decreto é o controle da luminosidade dos painéis, especialmente no período noturno, para garantir conforto visual a moradores e motoristas. Além disso, será obrigatória a veiculação de conteúdo de utilidade pública por pelo menos uma hora diária, em inserções de até 30 segundos.
Com os primeiros painéis já acesos e novos empreendimentos se preparando para aderir ao projeto, Curitiba dá os primeiros passos para consolidar a primeira Times Square do Brasil, um espaço que promete unir tecnologia, cultura urbana e oportunidades de negócios no coração da capital paranaense.
