
Após meses de negociações entre a Prefeitura de Marialva e a concessionária EPR, os primeiros moradores afetados pela instalação do pedágio eletrônico na BR-376 começaram a receber a isenção da tarifa. Cerca de 20 solicitações já foram aprovadas, beneficiando principalmente famílias que vivem nas proximidades do pórtico e dependem da rodovia para acessar a cidade diariamente. A informação foi apurada pelo GMC Online nesta quinta-feira, 25.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Desde o início deste ano, a administração municipal vinha realizando reuniões, acompanhando o processo e apresentando à concessionária a realidade dos moradores impactados pela cobrança. Entre eles estão produtores rurais que utilizam a rodovia todos os dias para trabalhar, transportar mercadorias e acessar serviços essenciais.
- LEIA TAMBÉM: Ciclone e frente fria já têm data para chegar e provocam nova virada no tempo no Paraná
Com o avanço das tratativas, os moradores iniciaram a entrega da documentação exigida pela concessionária para análise dos pedidos. Os casos aprovados resultaram na assinatura de um termo que garante a passagem pelo pórtico sem cobrança da tarifa.
A Prefeitura reforça que a isenção é destinada exclusivamente aos moradores que residem próximos ao pedágio eletrônico e que são diretamente impactados pela cobrança em seus deslocamentos diários. O benefício não se estende a outras situações ou atividades.
EPR afirma que todos os casos enviados foram analisados
O Portal GMC Online entrou em contato com a EPR para obter informações sobre o andamento do processo. Em nota, a concessionária informou que mantém diálogo permanente com autoridades e comunidades da região.
Segundo a empresa, em parceria com a Prefeitura de Marialva, foram definidos critérios técnicos para a criação de um cadastro detalhado, utilizado na análise dos pedidos de benefícios de uso e passagem para moradores próximos aos pórticos do sistema de pedágio eletrônico instalados na BR-376.
“A concessionária atua na localidade regional e mantém diálogo e escuta ativa permanentes com autoridades e as comunidades onde está inserida. Em parceria com a Prefeitura de Marialva, foram estabelecidos critérios técnicos para a elaboração de um cadastro detalhado, visando a análise de casos específicos de moradores próximos aos pórticos do pedágio eletrônico instalados na BR-376 para benefícios de uso e passagem. Todos os casos enviados foram analisados pela concessionária”, informou a EPR.
Como solicitar a isenção
Os moradores que ainda não realizaram o cadastro devem apresentar os seguintes documentos:
- Documento pessoal com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documentos da propriedade rural;
- Documentos do veículo;
- Coordenadas geográficas da propriedade;
- Outros documentos que comprovem vínculo com imóvel localizado próximo ao pedágio.
A Prefeitura alerta que a apresentação de toda a documentação exigida pela concessionária é indispensável para que o pedido seja analisado.
O cadastro está sendo realizado na Secretaria de Agricultura, localizada no Parque da Uva. O atendimento ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Embora a Prefeitura faça o recebimento e encaminhamento dos documentos, a análise e a aprovação dos pedidos de isenção são de responsabilidade exclusiva da concessionária EPR.
A liberação dos primeiros benefícios representa um avanço para os moradores que reivindicam soluções desde a implantação do sistema de pedágio eletrônico na BR-376 e aguardavam uma resposta para reduzir os impactos financeiros causados pela cobrança.