Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

QR Code e GPS: tecnologia de Marialva permite localizar túmulos e acessar histórias de quem partiu


Por Felippe Gabriel e Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 02/11/2025 às 08h11
Ouvir: 00:00

Este domingo, 2, Dia de Finados, é tempo de lembrar de quem se foi. Para eternizar a memória de quem partiu deixando saudade, um empresário de Marialva criou o Código da Saudade, um site que oferece o serviço de obituário utilizando georreferenciamento e armazenamento de informações.

A página na internet abriga fotos, vídeos e texto com a história de vida da pessoa que morreu. Todas as informações podem ser consultadas pelos visitantes do Cemitério Municipal de Marialva, por meio de um QR Code na lápide do túmulo.

O obituário digital é pago, mas o site também presta serviço comunitário gratuito. Um mapa com a localização de cada túmulo no cemitério está disponível para o internauta. Neste domingo, 2, uma demonstração do serviço será apresentada ao público visitante.

image
Foto: Prefeitura de Marialva

Em entrevista ao Podcast CBN Maringá, o empresário Jiuliano Junior Ramos explicou concebeu a ideia do site para prestar homenagens aos entes queridos que se foram.

“Essa ideia surgiu por causa que uma vizinha, uma senhorinha de 87 nos de idade, que faleceu. E eu senti no coração que eu deveria fazer uma homenagem para ela. No início era apenas um site de homenagem. Só que hoje foi se transformando em um negócio maior”, disse Ramos.

O empresário passou cerca de 50 dias catalogando todas as 5.600 sepulturas para criar o mapa com localização por GPS, para facilitar a procura dos túmulos no cemitério. O georreferenciamento, via satélite, foi realizado com um aparelho especializado, chamado de JTK-900.

O trabalho também colheu informações como nome, data de nascimento e de falecimento. Com todos os dados em mãos, Jiuliano chamou o técnico de informática Felipe Nunes, responsável pela programação do site.

“Conseguimos pegar, por georreferenciamento, coordenadas exatas do ponto onde está o túmulo e jogar em uma URL amigável, para você clicar e abrir no seu celular, pelo Google Maps, que é um aplicativo que tem em todos os celulares. Então, ao clicar nesse botão, você vai andando por dentro do cemitério e chega até o túmulo”, explicou Nunes.

“Nós pensamos em dar o maior valor para quem já se foi, falar com as pessoas que já se foram. Mostrar para todos os nossos filhos e nossos netos quem foi meu avô, quem foi meu pai, quem foi minha mãe, o tio. A gente começou por um projeto piloto em Marialva, para saber o que foi o legado da pessoa” disse Felipe Nunes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação