Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Quer descansar no carnaval? Confira destinos no Vale do Ivaí


Por Redação GMC Online Publicado 16/02/2023 às 14h10
Ouvir: 00:00
Foto: Por Divulgação / Faxinal

O carnaval vem chegando e muita gente já começou a planejar o que fazer nos quatro dias de folia. Apesar da data ser marcada por muita festa em todo o Brasil, há quem prefira descanso e sossego, para recarregar as energias antes de voltar ao trabalho na quarta-feira de cinzas. Por isso, preparamos algumas dicas de roteiros que podem ser realizados no Vale do Ivaí e render boas experiências, para toda a família.

Composta por 26 municípios, a região do Vale do Ivaí, no Paraná, é cercada de matas e belezas naturais, com trilhas e cachoeiras, além de diversos empreendimentos que exploram o turismo rural e de aventura.

Para quem gosta de cachoeiras, por exemplo, Faxinal é um excelente destino, com cachoeiras de fácil acesso como as Chicão I e II, cachoeira da Fonte, salto São Pedro, entre outras, porém recomenda-se o acompanhamento de condutores locais através do Centro de Atendimento ao Turista. A cidade também conta com hotéis fazenda e outras propriedades que recebem turistas para hospedagem ou simplesmente, passar o dia.

Já o turismo rural em meio a agricultura familiar é possível em Rosário do Ivaí, que é a Capital da Uva Niágara do Paraná. Fevereiro é a época do fruto e lá também é possível visitar empreendimentos que oferecem o turismo rural.

Em Grandes Rios, na comunidade do Bairro Carvoeiro, próximo a Ribeirão Bonito, existe uma rampa de voo livre e um balanço do infinito à beira do abismo de 800 metros, que causa adrenalina em quem se arrisca a balançar.

Rio Branco do Ivaí oferece várias opções para quem deseja experimentar a culinária local. No assentamento Egídio Brunetto, é servido um café típico rural no Rancho Zulian, e nas margens do rio Ivaí, no distrito de Porto Espanhol é possível provar o Pinto Sujo, prato típico da culinária local, encontrado no quiosque da Zeza. Já quem busca o turismo de aventura, a exploração de cavernas em Rio Branco do Ivaí é uma opção.

Porto Espanhol, nas margens do Rio Ivaí, na divisa com Ariranha do Ivaí, é uma ilha que atrai muitos banhistas. Em Ariranha do Ivaí, além do Rio Ivaí, o salto do Ariranha e o Parque Aquático são duas opções de lazer oferecidas para quem gosta de se refrescar.

O turismo de pesca é uma opção no Porto Ubá, em Lidianópolis, que oferece também diversidade em fruticultura para turismo rural.

A Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, oferece variada gastronomia de qualidade e inúmeras pousadas para quem busca um contato com a natureza e descanso com o barulho da mata e da água.

Viver o turismo de experiência às margens do rio Ivaí também é possível em Borrazópolis, onde fica o Solar Águas do Ivaí.

O Castelo Eldorado, de Marilândia do Sul, oferece história e cultura, em um lugar místico e misterioso. Por enquanto, o local está aberto a visitações apenas externas, já que o castelo está fechado para reformas.

Para quem busca no carnaval a religiosidade e a fé, Lunardelli é o caminho ideal, com visitas abertas ao santuário de Santa Rita de Cássia.

Com tantas opções, agora é só escolher um destes destinos e aproveitar as belezas da região de Apucarana.

As informações são do TN Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação