R$ 3,3 bilhões: Paraná ganha 755 quilômetros de rodovias em concreto

O Governo do Estado alcançou um novo marco no fortalecimento da infraestrutura rodoviária ao completar 755 quilômetros de rodovias com obras de pavimentação ou duplicação em concreto em diferentes fases de execução em todo o Paraná. O número representa um aumento de mais de 50% em apenas seis meses, no comparativo com os 500 quilômetros deste tipo de pavimento registrados em junho. O investimento total já é superior a R$ 3,3 bilhões.
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Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o novo modelo de pavimentação em concreto foi adotado no Paraná por priorizar soluções de infraestrutura que trazem durabilidade, segurança e eficiência logística para o Paraná. “O concreto tem vida útil muito maior que o asfalto convencional e reduz os custos de manutenção ao longo do tempo, além de oferecer mais segurança aos motoristas e maior robustez para o escoamento da nossa produção, que é uma das mais competitivas do País”, afirma.
De acordo com ele, a iniciativa surgiu da necessidade de superar gargalos logísticos históricos ao agregar soluções tecnológicas cuja eficiência já foi comprovada em países desenvolvidos, cujas rodovias resistem ao tráfego pesado e às intempéries. “Isso atende a necessidade dos nossos agricultores, transportadores e famílias que dependem de estradas mais seguras e confiáveis todos os dias. É uma obra para o futuro, que gera desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida da população”, acrescenta.
A expansão contínua destes projetos envolve ações coordenadas pela Secretaria da Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), e Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), responsáveis pelo avanço de projetos estruturantes em todas as regiões do Estado.
Entre os novos empreendimentos está a duplicação da Rodovia da Uva (PR-417), entre Curitiba e Colombo. O trecho de 4,5 quilômetros prevê a restauração em concreto da pista atual e a construção de uma nova pista no mesmo material, além da implantação de quatro novos viadutos, vias marginais, rotatórias, ponte ampliada e passarela. O projeto será contratado na modalidade semi-integrada, com elaboração do projeto executivo e execução da obra em um prazo estimado de 21 meses.
Outro empreendimento estratégico é a duplicação da PR-170, no principal acesso a Guarapuava, na região Centro-Sul. A intervenção contempla a duplicação de aproximadamente nove quilômetros da via principal, a construção de quase 10 quilômetros de marginais, novos viadutos, alças de acesso, ponte sobre o Rio Jordão e melhorias ambientais e de segurança viária.
O projeto técnico foi doado ao Estado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e a Cooperativa Agrária, cujos comerciantes e produtores associados deverão se beneficiar diretamente da ampliação rodoviária devido à redução de custos para chegada de insumos e envio de produtos. A proposta já está acompanhada de estudos ambientais, orçamentos e memoriais estruturais.
Na região Oeste, o Governo do Estado avançou com a restauração e ampliação das PR-239 e PR-317, entre Assis Chateaubriand e Toledo, somando mais de 40 quilômetros. O edital publicado em setembro prevê a aplicação da técnica whitetopping – em que a camada de concreto é aplicada sobre o asfalto. As obras incluem alargamento das faixas, acostamentos, terceiras faixas, novas vias marginais no perímetro urbano de Assis Chateaubriand e três viadutos para reorganizar o fluxo de tráfego. O prazo estimado é de 26 meses após a contratação da empresa.
Outra frente importante ocorre no Vale do Ivaí, com a restauração e ampliação da PR-272, entre Mauá da Serra e Lidianópolis, que prevê a execução de 54,8 quilômetros em pavimento rígido. A obra, com edital já publicado, inclui acostamentos de 2,5 metros, terceiras faixas, correções geométricas e a construção de viadutos e cruzamento com rotatórias alongadas em diferentes municípios. O pacote contempla ainda novas vias marginais, modernização da drenagem, dispositivos de segurança e iluminação.
O novo balanço também incorpora 70,1 quilômetros planejados para a restauração da PR-317, entre o Rio Paranapanema e Iguaraçu, no Noroeste do Paraná. O trecho está dividido em três segmentos e beneficia os municípios de Santo Inácio, Cafeara, Nossa Senhora das Graças e Santa Fé, reforçando um corredor essencial para o escoamento da produção regional.
Na mesma região, o Estado vai restaurar a PR-463 entre Nova Esperança e Santo Inácio, em uma etapa complementar à PR-317. Serão 76,6 quilômetros modernizados em quatro segmentos, com restauração estrutural, melhorias geométricas, novas faixas e duplicação em parte da extensão, criando uma ligação mais segura e eficiente entre os municípios atendidos pelo traçado. Outra obra que vai acontecer no futuro é a continuidade da duplicação em concreto da Rodovia dos Minérios, entre o centro de Almirante Tamandaré e o Jardim Areias.

OBRAS MAIS AVANÇADAS – As novas obras viabilizadas nos últimos seis meses se somam a outros 500 quilômetros de rodovias já pavimentadas em concreto ou com obras em andamento em todo o Paraná. Entre as principais intervenções finalizadas estão o whitetopping da PRC-280, no Sudoeste, um corredor de quase 150 quilômetros de General Carneiro até Pato Branco; a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel; a pavimentação entre Goioerê e Quarto Centenário; e o primeiro trecho entregue da Rodovia dos Minérios.
Em obras estão a duplicação e restauração da PRC-466, de Guarapuava até Pitanga, em três lotes distintos, sendo o primeiro, de Guarapuava a Palmeirinha, com 87% da obra concluída; a duplicação em concreto da PR-412, no Litoral (Matinhos a Pontal do Paraná), em estágio inicial; a nova etapa de modernização da Rodovia dos Minérios (PR-092), na Região Metropolitana, já perto da conclusão; e a restauração da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais.
Também já estavam incluídos dois grandes projetos conduzidos pela Amep na Região Metropolitana de Curitiba: a nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais, que já está em 50%, e o prolongamento da PR-423, que liga a divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande até Araucária, conhecido como novo Contorno Sul da Capital, cujo projeto está na fase de obtenção da licença ambiental para início das obras.
Confira a lista completa das obras em concreto no Paraná:
Obras concluídas:
Duplicação da Rodovia dos Minérios entre Curitiba e Almirante Tamandaré – R$ 152,3 milhões – 4,74 km
Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel – R$ 123,8 milhões – 19,07 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Palmas e Clevelândia – R$ 188,2 milhões – 45 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Palmas e General Carneiro – R$ 154,6 milhões – 59,55 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Clevelândia a Pato Branco – R$ 180,9 milhões – 37,49 km
Pavimentação em Whitetopping da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário – R$ 65,8 milhões – 11,13 km
Obras em andamento:
Duplicação da PRC-466 entre Pitanga e Turvo – R$ 514,2 milhões – 45,5 km
Duplicação da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha – R$ 293,7 milhões – 27,02 km
Duplicação da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava – R$ 139,7 milhões – 11,52 km
Duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná – R$ 274,5 milhões – 14,28 km
Ampliação e restauração das PRC-487 e PR-460 entre Nova Tebas e Pitanga – R$ 267,8 milhões – 51,52 km
Pavimentação em Whitetopping da PR-151 – Ponta Grossa a Palmeira – R$ 257,2 milhões – 32,71 km
Fase 2 da duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré – R$ 50,7 milhões – 1,28 km
Nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais entre a BR-116 e a BR-376 – R$ 96,8 milhões – 26 km
Novo Contorno Sul entre Curitiba e Araucária – R$ 355,5 milhões – 9,37 km (fase de licenciamento ambiental)
Obras em licitação:
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 entre Pitanga e Manoel Ribas – R$ 231 milhões – 43,05 km
Fase 3 da duplicação da Rodovia dos Minérios – orçamento sigiloso – 8,3 km
Duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) entre Curitiba e Colombo – orçamento sigiloso – 4,52 km
Restauração e ampliação da PR-239 e PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo – orçamento sigiloso – 40,09 km
Restauração e ampliação da PR-272 entre Mauá da Serra e Lidianópolis (Porto Ubá) – orçamento sigiloso – 54,81 km
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 entre Manoel Ribas e Lidianópolis – orçamento sigiloso – 51,86 km
Obras projetadas:
Duplicação da PR-170 em Guarapuava (Agrárias) – 9 km
Restauração e ampliação da PR-317 entre o Rio Paranapanema e Iguaraçu – 70,13 km
Restauração e ampliação da PR-463 entre Nova Esperança e Santo Inácio – 76,6 km
As informações são da Agência Estadual de Notícias.
