R$ 514 milhões: duplicação em concreto de rodovia do Paraná ganha nova ponte
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou nesta segunda-feira, 26, a operação de lançamento de vigas da nova ponte sobre o Rio Carazinho na PRC-466, território de Boa Ventura do São Roque, na região do Centro. A estrutura é parte da obra de duplicação e restauração em concreto da rodovia entre Pitanga e Turvo, um investimento de R$ 514.230.020,00.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Estão sendo lançadas quatro vigas longarinas de 36 metros de comprimento sobre as estruturas de apoio construídas nas margens do rio, com cada peça pesando 68 toneladas. A previsão é de concluir o lançamento até esta quarta, 28, sendo necessário transportar cada peça pré-fabricada do canteiro de obras até o local. Condições climáticas adversas podem afetar essa programação.
Usuários devem seguir com cautela e atenção redobrada ao tráfego de veículos durante a operação, evitando aglomerações para observar as atividades.
A nova ponte sobre o Rio Carazinho terá 42,8 metros de comprimento e 11,1 metros de largura, com duas faixas de rolamento, acostamento de um lado e faixa de segurança do outro, além de barreiras de concreto New Jersey em ambas as laterais.
Na sequência serão lançadas pré-lajes de concreto entre as vigas e executada uma camada de concreto de 13 centímetros sobre o tabuleiro, seguido por revestimento em concreto de mais 8 centímetros.

OBRA – O trecho atendido da PRC-466 tem 45,5 quilômetros, começando dentro do perímetro urbano de Pitanga e seguindo até o perímetro urbano de Turvo. Está prevista uma nova pista em pavimento rígido de concreto, e a restauração da pista existente pela técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento de concreto.
A obra contempla ainda um novo viaduto no entroncamento da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460 em Pitanga, já em andamento, um segundo viaduto também no perímetro urbano do município, no entroncamento com a Avenida Universitária, e um terceiro viaduto, construído no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
Além da ponte sobre o Rio Carazinho, uma segunda será construída sobre o Rio Bonito.
A obra contempla ainda retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias. A previsão é de concluir os serviços em abril do ano que vem, tendo atingido a marca de 11,84% de execução na medição mais recente.
