14 de maio de 2025

R$ 514 milhões: Veja detalhes da duplicação em concreto de rodovia do Paraná


Por Redação GMC Online, com AEN Publicado 07/02/2025 às 08h47
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), divulgou nesta quinta-feira, 6, o resultado final da licitação para duplicação e restauração em concreto na rodovia PRC-466, no trecho que liga Pitanga a Turvo, no Centro do Estado.

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Obra de duplicação de rodovia em concreto terá investimento de R$ 514,2 milhões. A intervenção abrangerá um trecho de 45,5 quilômetros. Foto: DER

Com a ausência de contestações por parte das empresas participantes, o consórcio formado pelas companhias Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda. foi confirmado como vencedor. A proposta de preço negociada para a execução da obra é de R$ 514.230.020,00.

As mesmas empresas já realizaram duas obras de restauração em concreto na região Sudoeste e atualmente executam uma terceira intervenção na PRC-280.

Homologação e próximos passos para duplicação da rodovia no Paraná

A próxima etapa do processo é a homologação do resultado pelo DER/PR, que será publicada no Diário Oficial e no portal Compras Paraná. Em seguida, serão realizados os trâmites internos para formalização do contrato.

A previsão para conclusão da obra é de 750 dias corridos após a emissão da Ordem de Serviço. Nos primeiros 90 dias, o consórcio deverá desenvolver o projeto executivo, enquanto os serviços iniciais de terraplenagem e implantação do sistema de drenagem começam a partir do segundo mês.

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Foto: DER

Características do pavimento e melhorias viárias

A intervenção abrangerá um trecho de 45,5 quilômetros da PRC-466. Será construída uma nova pista com pavimento rígido de concreto, enquanto a pista atual passará por restauração utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o asfalto existente como base para o novo pavimento de concreto.

As pistas contarão com placas de concreto de cimento Portland com 22 centímetros de espessura, garantindo uma vida útil projetada de 30 anos. O fluxo de tráfego será separado por um canteiro central na maior parte do trecho. No perímetro urbano de Pitanga, será instalada uma barreira central de concreto do tipo New Jersey, além de barreiras laterais, devido à proximidade com as vias marginais.

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Foto: DER

Construção de viadutos, pontes e passarela

O projeto prevê a construção de três viadutos do tipo Diamante, que permitem a entrada e saída da rodovia pela faixa da direita em ambos os lados:

  • Dois viadutos serão construídos no perímetro urbano de Pitanga, nos entroncamentos com a PR-239 e com a Avenida Universitária.
  • O terceiro viaduto ficará no entroncamento com a PR-456, que dá acesso a Santa Maria do Oeste.

Além disso, serão erguidas duas novas pontes paralelas às estruturas já existentes:

  • Uma sobre o Rio Carazinho, localizada entre os entroncamentos com a PR-456 e a PR-820, que é acesso a Boa Ventura de São Roque.
  • Outra sobre o Rio Bonito, no trecho entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo.

Uma passarela para pedestres também está prevista entre os dois viadutos de Pitanga, oferecendo mais segurança para a travessia de moradores e usuários da rodovia.

Outras melhorias na PRC-466

A revitalização da rodovia também contempla:

  • Nove retornos em nível;
  • Novo sistema de drenagem de águas pluviais;
  • Sinalização horizontal e vertical;
  • Dispositivos de segurança viária;
  • Construção de calçadas e abrigos para ônibus;
  • Iluminação nos viadutos e retornos.

Modelo de contratação

O edital segue a modalidade de Concorrência com Regime de Contratação Semi-Integrada. Nesse modelo, a empresa contratada deve desenvolver o projeto executivo a partir de um projeto básico pré-existente, além de executar todas as etapas da obra.

Com essas melhorias, a PRC-466 terá maior segurança e fluidez no trânsito, beneficiando diretamente os motoristas e a economia da região.

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