Rankings: Conheça as melhores cidades do Paraná para viver; veja lista
Três diferentes estudos revelam quais são as melhores cidades para se viver no Paraná, com base em indicadores como qualidade de vida, educação, saúde, segurança e desenvolvimento econômico. As classificações divulgadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), pela consultoria Macroplan e pelo jornal Gazeta do Povo oferecem visões complementares sobre o desempenho dos municípios paranaenses. Maringá, Curitiba, Cascavel e Miraselva são alguns dos destaques nas listas.
Ipardes avalia renda, educação e saúde
O Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, analisou os dados de 2022 e revelou que Curitiba é a cidade com melhor desempenho geral entre os 399 municípios do Estado. Com índice de 0,9013 — em uma escala que vai de 0 a 1 — a capital paranaense lidera o ranking estadual.

A classificação leva em conta três dimensões fundamentais: Renda, Educação e Saúde, gerando um indicador geral que permite identificar as cidades com melhor qualidade de vida no Paraná. Em 2022, a média geral do IPDM no Paraná atingiu 0,7414, o melhor desempenho desde o início da série histórica em 2010. Mais da metade das cidades (53%) superaram essa média estadual.
Além de Curitiba, outras cidades com alto índice de desenvolvimento são Palotina (0,8696), Toledo (0,8582), Quatro Barras (0,8547) e Cafelândia (0,8525). Também figuram entre os dez melhores: Santo Inácio, Maringá, Dois Vizinhos, Sabáudia e Cascavel – clique aqui para o ranking completo.

7 cidades do Paraná na lista das 100 melhores do Brasil

A sexta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal, da consultoria Macroplan, trouxe Maringá como a melhor cidade do Brasil para se viver entre os 100 maiores municípios do país. O levantamento avalia a evolução de indicadores em saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade, entre os anos de 2010 e 2023.
Maringá obteve a nota geral de 0,765, com destaque expressivo para saneamento (0,978) e segurança (0,806). A cidade ainda se sobressaiu em sete dos 15 indicadores analisados, como cobertura de educação básica, acesso à água tratada e coleta de lixo. No Ideb do ensino fundamental I da rede pública, ficou em segundo lugar, assim como na menor taxa de mortalidade prematura.
Além do desempenho técnico, Maringá também se destaca em aspectos socioeconômicos: renda per capita de R$ 51,9 mil, média salarial de R$ 3.763 no emprego formal e uma taxa de 50,8% de empregos formais entre adultos. A cidade também recebeu nota A em Capacidade de Pagamento pelo Tesouro Nacional, evidenciando sua solidez fiscal.
Outros seis municípios paranaenses aparecem no ranking da Macroplan incluem Curitiba (5ª colocação), Cascavel (6ª), Londrina (18ª), São José dos Pinhais (19ª), Foz do Iguaçu e Ponta Grossa (ambas na 36ª). Confira aqui a lista das 100 melhores grandes cidades do Brasil.
Cidadezinha com 2 mil habitantes é destaque entre as melhores para marar
No levantamento realizado pela Gazeta do Povo, Miraselva, município com pouco mais de 2 mil habitantes na Região Metropolitana de Londrina, lidera como a melhor cidade para viver no Paraná. A nota geral da cidade foi 7,35 (em uma escala de 0 a 10), com base em 21 indicadores, incluindo infraestrutura urbana, segurança pública e assistência à saúde.

O estudo aponta que não foram registrados homicídios, acidentes de trânsito ou suicídios na cidade nos últimos anos analisados. A ausência de famílias sem teto e o baixo número de mortes evitáveis reforçam a percepção de bem-estar e segurança da população local.
Top 10 cidades mais bem avaliadas no Paraná segundo a Gazeta do Povo:
- Miraselva – 7,35
- Cornélio Procópio – 7,33
- Kaloré – 7,23
- Maringá – 7,19
- Pato Branco – 7,15
- Indianópolis – 7,15
- Diamante do Norte – 7,10
- Assis Chateaubriand – 7,10
- Siqueira Campos – 7,04
- Goioerê – 7,00
O ranking também destaca Maringá como a melhor cidade do Estado com mais de 50 mil habitantes. Nesse recorte, Maringá é seguida por Pato Branco, Medianeira (6,85), Rolândia (6,80) e Curitiba (6,75). Veja mais detalhes do ranking aqui.