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28 de dezembro de 2026

Região de Maringá se prepara para a volta do pedágio nos primeiros meses de 2026; saiba onde serão instaladas as novas praças e os valores das tarifas


Por Walter Téle Menechino Publicado 28/12/2025 às 08h58
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Apucarana, 28 de agosto de 2025 – PR 444.
PR 444, que faz parte do Lote 4, em trecho entre Londrina e Maringá Foto/AEN

Desde o dia 28 de novembro de 2021, com o vencimento dos contratos das antigas concessionárias, o pedágio deixou de ser cobrado no Paraná. Mas as tarifas estão retornando aos poucos e, no primeiro trimestre de 2026, deverão chegar nas rodovias dos Lotes 4 e 5, que passam por Maringá.

A previsão é que os contratos com as empresas que arremataram os dois lotes em leilões realizados na B3, Bolsa de Valores de São Paulo, sejam assinados em meados de fevereiro. A partir daí, os grupos que arremataram os Lotes 4 e 5 poderão levar até 30 dias para assumir as rodovias e iniciar a cobrança do pedágio.

Os editais dos leilões estabelecem que antes de cobrar as tarifas, algumas adequações e melhorias deverão ser executadas pelas novas concessionárias. Que, no caso, são o Consórcio Infraestrutura Paraná (Grupo EPR e Perdin), que ficou com o Lote 4, e o Grupo Pátria, que arrematou o Lote 5.

O Lote 4 tem oito rodovias estaduais e três federais, que somam 627 Km e passam por 33 cidades, entre as quais Maringá. O trecho terá nove praças de cobrança, sendo que cinco são novas. Das novas, quatro ficam na PR-323, entre Guaíra e Maringá. Os 302 quilômetros não tinham cobrança de pedágio.

Pedágio estimado das cinco novas praças do Lote 4

  • Praça de Francisco Alves: Foi a leilão por R$ 7,59, com o desconto pode ser R$ 5,97.
  • Praça de Cianorte: Foi a leilão por R$ 10,47, com o desconto pode ser R$ 8,24.
  • Praça de Jussara: Foi a leilão por R$ 14,14, com o desconto pode ser R$ 10,82.
  • Praça de Guairaçá: Foi a leilão por R$ 17,41, com o desconto pode ser R$ 13,70.
  • Praça de Umuarama: Foi a leilão por R$ 14,61, com o desconto pode ser R$ 11,40.

Tarifas estimadas das quatro praças onde já haviam cobrança

  • Praça de Presidente Castelo Branco: Foi a leilão por R$ 15,33, com o desconto pode ser R$ 11,49.
  • Praça de Mandaguari: Foi a leilão por R$ 11,20, com o desconto pode ser R$ 8,44.
  • Praça de Arapongas: Foi a leilão por R$ 11,90, com o desconto pode ser R$ 8,87.
  • Praça de Jataizinho: Foi a leilão por R$ 19,42, com o desconto pode ser R$ 14,36.

Rodovias do Lote 5 terão cinco praças de pedágio

As principais rodovias que passam por Maringá estão no Lote 5. Os 432 quilômetros do trecho que envolve cinco rodovias estaduais e três federais passam por 16 cidades do Oeste e Noroeste do Paraná. Nele vão ter cinco praças de pedágio, sendo que três já existem e duas serão implantadas.

Pedágios estimados das praças já existentes do Lote 5

  • Praça de Corbélia, Km 476 da BR-369: foi a leilão por R$ 22,00, com desconto pode ser R$ 18,36
  • Praça de Mamborê, Km 360 da BR-369: foi a leilão por R$ 22,00, com desconto pode ser R$ 18,36
  • Floresta, no Km 129 da PR-317: foi a leilão por R$ 22,00, com o desconto pode ser R$ 18,36

Pedágios estimados nas duas novas praças do Lote 5

  • Cascavel, Km 225 da BR-163: foi a leilão por R$ 12,36, com o desconto pode ser R$ 10,32
  • Terra Roxa, Km 313 da BR-163: foi a leilão por R$ 12,20, com o desconto pode ser R$ 10,18

Investimentos e obras previstas no Lotes 4

O Lote 4, com 627,52 quilômetros de estradas federais e estaduais, foi arrematado pela EPR, com desconto de 21,3% sobre a tarifa básica de pedágio.

Com contrato de 30 anos de duração que deverá ser assinado em fevereiro, o projeto prevê investimentos de cerca de R$ 18 bilhões, sendo R$ 10,8 bilhões em obras, R$ 5,6 bilhões em manutenção e conservação, além de R$ 2 milhões de recursos vinculados.

Entre as principais obras previstas estão 231,96 quilômetros de duplicações, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que ganhará mais de 150 quilômetros duplicados.

O contrato inclui ainda 87,11 km de faixas adicionais, 39,59 km de vias marginais, 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, 8 passagens de fauna, 18 barreiras acústicas e 28 caixas de contenção de produtos perigosos — intervenções que vão trazer mais segurança, fluidez e conforto aos usuários.

Quatro contornos também estão no pacote de melhorias: Londrina (norte), Maringá (sul), Nova Londrina e Itaúna do Sul. Além disso, cinco novas praças de pedágio serão instaladas nas rodovias estaduais, ampliando a cobertura para trechos que nunca haviam sido concessionados.

Investimentos previstos para o Lote 5

O Lote 5 tem 433 quilômetros e será administrado pela Reune Rodovias Holding II S.A, da qual faz parte o Pátria Investimentos, que no leilão ofereceu 23,83% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio e se comprometeu a investir R$ 11,8 bilhões nas estradas ao longo dos próximos 30 anos.

Serão R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais, abrangendo 433 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Noroeste do Estado, conectando Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra.

O projeto prevê a duplicação de 238,5 quilômetros de rodovias federais e estaduais, a implantação de 19,9 quilômetros de marginais, 3,7 quilômetros do contorno de Guaíra, 51 interseções em desnível, 17 retornos e rotatórias, 5 passarelas de pedestres, 6 obras de arte especiais, além de 12 quilômetros de ciclovias e um ponto de parada e descanso.

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