Vídeos de uma situação ocorrida nessa quinta-feira, 3, circularam nas redes sociais e chamaram a atenção dos internautas. Os responsáveis pelas imagens, que são moradores de Toledo, no oeste do Paraná, ficaram ainda mais impressionados, pois foram eles que se depararam com a situação misteriosa.
Acontece que o Rio Toledo, situado no município, ficou vermelho. O Instituto Água e Terra (IAT) apurou que um produto foi despejado na tubulação de água da cidade.
“Foi localizado o escorrimento que atingiu a galeria. Ainda não foi possível identificar se foi intencional ou não. O produto no momento foi identificado como fumaça líquida, produto usado na indústria alimentícia para dar coloração avermelhada, um gosto de defumado na carne. Nossa equipe está avaliando a extensão do dano”, afirmou o chefe da regional do IAT de Toledo, Luiz Henrique Fiorucci, em entrevista ao G1.
Assista:
Especialistas irão apurar se o contato da substância com a água provoca danos. Para isso, amostras foram coletadas, e o resultado deve ficar pronto em até três dias.
O responsável pela empresa foi identificado e intimado para ser ouvido na próxima semana.
O lançamento irregular em galeria é considerado uma infração ambiental, segundo o IAT. Neste caso, a instituição afirma que deve ocorrer um processo para avaliar como ocorreu o vazamento, a responsabilidade e a extensão dos danos, que pode culminar em multa.
As informações são do TNOnline.