Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Saiba quem são as três pessoas que estavam em avião que desapareceu no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 03/07/2023 às 20h48
Ouvir: 00:00
Jonas Julião (piloto), Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil), estão desaparecidos. Foto: Reprodução/OBemdito.

São naturais de Umurama os três homens que estavam no avião particular de pequeno porte que desapareceu nesta segunda-feira, 3, no Paraná. 

Os umuaramenses que embarcaram na aeronave são: Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste, e o piloto Jonas Borges Julião.

Genowei Junior, o ‘Juninho do Posto’, como é popularmente conhecido, e Furquim, tinham compromisso de trabalho em Paranaguá. Por vários anos, Furquim esteve à frente do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT).

Juninho faz parte de uma família que responsável por uma importante rede de postos de combustíveis em Umuarama. Tanto ele quanto Furquim são conhecidos pela aproximação com o governador Ratinho Junior.

O caso

A aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, decolou do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, e seguia em direção a Paranaguá, no litoral do Paraná, quando perdeu comunicação e desapareceu na altura da Serra do Mar.

A última comunicação feita pelo piloto foi às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.

Segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), foram realizadas buscas com os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04 no final da tarde e nada foi localizado. “Porém em algumas regiões não foi possível realizar a busca em virtude do mau tempo”, informou.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) está responsável por coordenar operações de buscas aéreas pela aeronave.

Em nota, a FAB informou que uma aeronave preparada para esse tipo de buscas decolou de Campo Grande (MS), em direção ao Paraná, para auxiliar nas buscas que devem se estender inclusive durante à noite.

Notas oficiais

Em nota, a administradora do Aeroporto de Umuarama informou que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã. Leia abaixo:

A aeronave prefixo PT-JZC, decolou do Aeroporto de Umuarama às 07:50 (horário local), tendo informado a esta administradora ter como destino “Paranaguá-PR” (ICAO: SSPG).

Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.

Esta administradora está colaborando com o Órgão de Investigação, onde deve-se concentrar as informações oficiais.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), também emitiu uma sobre o assunto.

Leia abaixo:

“O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.

O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar”.

Com informações do OBemdito e Banda B.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação